Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trump anuncia tarifas de até 100% contra a Rússia

Medidas duras contra a Rússia foram anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump nesta segunda-feira, 14, ao condicionar a imposição de tarifas de até 100% a um acordo de cessar-fogo na Ucrânia em até 50 dias.

O mandatário classificou as taxas como “tarifas secundárias” e destacou que estas teriam valor próximo a 100% sobre produtos russos.

Segundo um representante da Casa Branca ouvido pela CNN, Trump pretende aplicar as tarifas de 100% e sanções a países que continuarem comprando petróleo russo.

Donald Trump e Vladimir Putin, durante encontro em 2018 | Foto: Shealah Craighead/Casa BrancaDonald Trump e Vladimir Putin, durante encontro em 2018 | Foto: Shealah Craighead/Casa Branca
Donald Trump e Vladimir Putin, durante encontro em 2018 | Foto: Shealah Craighead/Casa Branca

As declarações ocorreram no Salão Oval, durante encontro com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte. Trump também expressou frustração em relação ao presidente russo, Vladimir Putin, ao afirmar que já acreditou ter fechado um acordo sobre a guerra “cerca de quatro vezes”.

“Eu pensei que deveríamos ter fechado um acordo há muito tempo, mas ele continua se repetindo”, disse.

O presidente norte-americano relatou que, apesar de ouvir muitas discussões, os ataques continuam. “Tenho ouvido muita conversa, muita conversa, e então mísseis atingem Kiev e matam 60 pessoas”, acrescentou Trump. “Isso tem que parar”.

Tarifas de 500% são cogitadas pelo Congresso dos Estados Unidos

Durante a coletiva, Trump minimizou a necessidade de aval do Senado para um novo pacote de sanções à Rússia, mas disse que o projeto é “muito bom” e que ainda hoje conversaria sobre o tema com o líder do Senado, John Thune. O texto prevê tarifas de até 500% para países que importarem petróleo, gás ou urânio russos.

Segundo Trump, uma tarifa de 500% “perde o sentido com o tempo” e que 100% já seria suficiente. Ele elogiou o trabalho dos parlamentares e disse que tanto a Câmara quanto o Senado estão alinhados e podem aprovar rapidamente o projeto: “Disseram que farão isso tão rápido quanto eu precisar”, afirmou.

Trump também disse que o Congresso trabalha para dar a ele “controle total” sobre as sanções, mas ponderou: “não sei se precisamos disso”. Mesmo assim, afirmou que a aprovação deve ser fácil, já que os parlamentares estão engajados.

Sobre a ajuda à Ucrânia, Trump anunciou o envio de armas avançadas à Otan, incluindo baterias do sistema Patriot nos próximos dias. Ele destacou que os custos serão pagos pelos países da aliança, não pelos EUA. Já Mark Rutte afirmou que a assistência americana será mais ampla do que apenas o envio dos Patriots.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Compartilhe:

Veja também: