Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trump aplica tarifa de 30% contra México e União Europeia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comunicou neste sábado, 12, a aplicação de tarifas de 30% sobre produtos vindos do México e da União Europeia. A medida faz parte de um pacote mais amplo que será implementado a partir de 1º de agosto e visa pressionar parceiros internacionais em temas comerciais e de segurança.

Trump, por meio da Truth Social, divulgou as cartas enviadas aos respectivos governos. No caso do México, o republicano disse reconhecer avanços no controle da fronteira. No entanto, alegou que o país ainda falha em conter os cartéis de drogas.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

O presidente justificou a decisão afirmando que não permitirá que “toda a América do Norte se transforme em um playground do narcotráfico”. O republicano deixou claro que, caso haja reação dos países atingidos, os EUA responderão com aumento da taxação.

“O México ainda não deteve os cartéis que estão tentando transformar toda a América do Norte em um playground do narcotráfico”, disse Trump. “Obviamente, não posso deixar isso acontecer! A partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do México uma tarifa de 30% sobre produtos mexicanos enviados para os Estados Unidos, separadamente de todas as tarifas setoriais.”

YouTube videoYouTube video

Em relação ao bloco europeu, Trump afirmou que os EUA acumulam déficits comerciais persistentes, resultado de políticas protecionistas adotadas pela União Europeia.

“Concluímos que devemos nos afastar destes déficits comerciais de longo prazo, grandes e persistentes, gerados pelas suas políticas tarifárias e não tarifárias e barreiras comerciais”, argumentou o republicano.

+ Leia também: “Câmara e Senado planejam ‘caravanas’ aos EUA contra tarifa de Trump”

Trump propôs um acordo que isente de tarifa as empresas europeias que decidirem transferir sua produção para os EUA. Ele prometeu agilidade na concessão de autorizações: “Faremos todo o possível para obter de forma rápida, profissional e rotineira, ou seja, em questão de semanas”.

Compartilhe:

Veja também: