Presidente americano também quer acabar com votação por correio e defende apenas as cédulas impressas como forma segura nas eleições
Publicado: 31/08/2025, 18:34

O republicano ainda reiterou que tomará medidas para restringir a votação por correspondência –
O presidente Donald Trump disse no sábado (30) que assinará um decreto exigindo que os americanos apresentem documentos de identidade quando forem votar.
O republicano ainda reiterou que tomará medidas para restringir a votação por correspondência. “O documento de identidade do eleitor deve constar em todos os votos. SEM EXCEÇÕES! Vou emitir um decreto para esse fim!!! Além disso, não haverá votação por correspondência, exceto para aqueles que estão muito doentes e para os militares distantes. USE SOMENTE CÉDULAS DE PAPEL!!!”, escreveu Trump em uma publicação na plataforma Truth Social.
Um pouco de contexto: os estados americanos têm requisitos variados para os eleitores. Em 36 estados já existem leis em vigor que exigem ou solicitam certos documentos de identidade, de acordo com a Conferência Nacional de Legislaturas Estaduais.
Contudo, existem 14 estados americanos e o Distrito de Colúmbia que não exigem que os eleitores apresentem uma cédula de identidade para votar pessoalmente. Neste caso, a elegibilidade é verificada por outros meios, como, por exemplo, a apresentação de outras informações pessoais, a assinatura do livro de registro eleitoral ou a confirmação de identidade por um mesário, segundo a Conferência Nacional de Legislaturas Estaduais.A Califórnia, estado majoritariamente democrata, é um dos que não exige, na maioria dos casos, a apresentação de uma identificação para votar, segundo informações da Secretaria de Estado da Califórnia. A exigência acontece quando um eleitor se inscreveu para votar pelo correio, mas não preencheu todos os dados, como o número da carteira de motorista.
Trump há muito tempo defende, sem provas, que os resultados das eleições de 2020 foram manchados por uma fraude generalizada. Ele perdeu essa votação para o ex-presidente Joe Biden.
O presidente republicano também quer proibir a votação por correio, uma forma muito popular de votar entre os americanos, já que nos Estados Unidos o dia da eleição presidencial acontece sempre na terça-feira e não é feriado.
Cerca de três em cada dez votos foram enviados pelo correio nas eleições gerais de 2024, de acordo com a Comissão de Assistência Eleitoral dos EUA.
Com informações da CNN Brasil