Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trump avalia tarifar Brasil em 100% por obter petróleo da Rússia

Em entrevista concedida à emissora norte-americana Fox News neste domingo, 20, o senador republicano Lindsey Graham, presidente da Comissão de Orçamento do Senado dos Estados Unidos, alertou que o Brasil poderá ser alvo de uma tarifa de 100% por causa de suas importações de petróleo da Rússia.

A medida, segundo ele, seria parte de um plano do presidente Donald Trump para pressionar economicamente os países que, ao comprar combustível russo, sustentam financeiramente a guerra na Ucrânia.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“Trump vai impor tarifas sobre pessoas que compram petróleo russo”, afirmou o senador, ao destacar que China, Índia e Brasil respondem por aproximadamente 80% das compras de petróleo com desconto da Rússia: “É isso que mantém a máquina de guerra de Putin funcionando”, avaliou.

Ao longo da entrevista, Graham deixou claro que Trump deve adotar uma postura ainda mais dura contra governos que, segundo ele, financiam indiretamente a agressão russa. “O presidente Trump vai colocar uma tarifa de 100% sobre todos esses países, punindo-os por ajudar Putin”, declarou.

Leia mais:

Rússia como foco das retaliações comerciais dos EUA

Para o senador, essa sanção forçaria uma escolha: “China, Índia e Brasil estão prestes a enfrentar uma escolha entre a economia norte-americana ou ajudar Putin”, avaliou. “E acho que eles vão escolher a economia norte-americana”.

A crítica de Graham ao presidente russo Vladimir Putin foi enfática. Segundo ele, Putin quebrou a promessa de respeitar a soberania da Ucrânia depois da entrega voluntária de 1,7 mil armas nucleares pelo país na década de 1990. “Putin não vai parar até que alguém o faça parar”, disse. “Você cometeu um erro de liga principal e sua economia vai continuar sendo esmagada.”

Graham também afirmou que Trump tem sido decisivo para o avanço da política externa e econômica dos republicanos no Congresso, ao atribuir ao presidente norte-americano o sucesso das recentes votações legislativas. “O que fizemos em seis meses sob o presidente Trump é histórico”, elogiou.

Na parte final da entrevista, Graham reforçou sua advertência aos aliados comerciais da Rússia: “Se você continuar comprando petróleo russo barato para permitir que essa guerra continue, vamos aplicar tarifas pesadas contra vocês e esmagar sua economia, porque o que vocês estão fazendo é dinheiro de sangue”.

Leia também: “O empresariado desembarca do governo Lula”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 221 da Revista Oeste


Compartilhe:

Veja também: