O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu o diagnóstico de insuficiência venosa crônica. O anúncio foi feito pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, nesta quinta-feira, 17.
Donald Trump é diagnosticado com insuficiência venosa crônica; “Condição benigna”, diz Casa Branca.
Anuncio foi feito pela porta-voz da Casa Branca nesta quinta-feira (17/7).
(Tradução: @SamPancher) pic.twitter.com/3SSAdFauBl
— Metrópoles (@Metropoles) July 17, 2025
Durante coletiva com repórteres, Leavitt disse que Trump procurou atendimento médico depois de apresentar inchaço nas pernas e hematomas nas mãos. Ele fez uma série de exames, como hemograma completo, painel metabólico abrangente, testes de coagulação, d-dímero, peptídeo natriurético tipo B e biomarcadores cardíacos.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
A declaração veio depois de especulações na mídia norte-americana sobre a saúde do presidente. Fotografias recentes mostraram Trump com maquiagem nas mãos e com os tornozelos inchados.
Condição de Trump é ‘comum’, dizem médicos
A porta-voz compartilhou a nota da equipe médica de Trump, que informou que a condição é “comum, particularmente em indivíduos com mais de 70 anos”. O comunicado ainda destacou que não há evidência de trombose venosa profunda nem de doença arterial ou insuficiência cardíaca.


Ainda segundo a nota da equipe médica, lida por Leavitt, as imagens recentes que mostraram hematomas no dorso da mão do presidente são consequência dos frequentes apertos de mão. Além disso, esse seria um efeito colateral do uso de aspirinas para a prevenção de doenças cardiovasculares.
“O presidente continua com excelente saúde”, concluiu o comunicado.