
Redução contempla produtos que ainda estavam taxados em 50% pelos EUA –
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um novo recuo em sua guerra tarifária, nessa sexta-feira (14/11), e assinou ordem executiva que reduz as tarifas impostas por ele sobre produtos agrícolas. A decisão, divulgada pela Casa Branca, contempla diretamente produtos exportados pelo Brasil, como café, carne bovina e frutas, a exemplo do açaí, que ainda estavam taxados em 50% pelos EUA.
De acordo com o governo norte-americano, a medida tem efeito retroativo e passou a valer a partir de 00h01 dessa quinta-feira (13/11). A redução, nesse caso, refere-se apenas à tarifa recíproca de 10%, aplicada por Trump em 2 de abril deste ano. A taxa adicional de 40% contra o Brasil, oficializada pelo republicano no final de julho, segue valendo.
Na ordem executiva, Trump justifica a decisão dizendo que recebeu ‘informações e recomendações adicionais de diversas autoridades’. “Após considerar as informações e recomendações que me foram fornecidas por essas autoridades, o andamento das negociações com diversos parceiros comerciais, a demanda interna atual por certos produtos e a capacidade interna atual de produção de certos produtos, entre outros fatores, determinei que é necessário e apropriado modificar ainda mais o escopo dos produtos sujeitos à tarifa recíproca imposta pelo Decreto Executivo 14257”, afirma Trump no documento.
Entretanto, após assinar a ordem, Trump descartou a possibilidade de novas reduções, durante entrevista a bordo do Air Force One. Ao ser questionado sobre a chance de futuros ajustes, ele disse: “Não acho que será necessário”. A sinalização dada por Trump após o anúncio, no entanto, indica um cenário delicado. “Acabamos de fazer um pequeno recuo. Os preços do café estavam um pouco altos. Agora, ficarão mais baixos em um período muito curto”, complementou ele.
As informações são do Metrópoles


