O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enxerga o Brics como um grupo empenhado em enfraquecer os interesses norte-americanos. A declaração partiu da secretária de Comunicação da Casa Branca, Karoline Leavitt, durante entrevista concedida nesta segunda-feira, 7.
De acordo com Leavitt, o republicano acompanha de perto a reunião da cúpula, realizada no Rio de Janeiro. Para o presidente, a influência do Brics não representa avanço político real.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
“Ele não acha que esses países estejam se fortalecendo”, disse a porta-voz. “Ele os vê apenas como uma tentativa de minar os interesses dos Estados Unidos, e isso não é aceitável para ele, não importa quão forte ou fraco você seja.”
Além de criticar o Brics, a Casa Branca reforçou a ofensiva tarifária sobre países com os quais mantém negociações comerciais. Segundo Leavitt, pelo menos 12 nações, cujos nomes ainda não foram divulgados, receberão cartas oficiais nesta segunda. Japão e Coreia do Sul estão na lista.
Karoline Leavitt, porta-voz da Casa Branca: “Trump está monitorando esta cúpula do BRICS no Brasil.
Ele os vê como uma tentativa de minar os interesses dos Estados Unidos, e isso não é aceitável.” 🇺🇸🇧🇷 pic.twitter.com/a44BDRimiB
— Tradutor de Direita (@TradutordoBR) July 7, 2025
O governo deve publicar os comunicados na Truth Social, rede do próprio presidente. A secretária afirma que os documentos “serão levados a sério” por outros líderes. Além disso, ressaltou que Trump recebe ligações frequentes de chefes de Estado em busca de acordos.
Washington D.C. informa ainda que o republicano assinará uma ordem executiva para adiar o início das novas tarifas. A data limite, antes marcada para julho, passará a ser 1º de agosto.
Trump recebe Netanyahu para tratar de diplomacia
Ainda nesta segunda-feira, Trump recebe o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para tratar de questões diplomáticas. Segundo a porta-voz, os dois líderes discutirão “avanços positivos” no cenário internacional.
Leavitt destacou que Trump continua empenhado em buscar uma “paz duradoura” para o Oriente Médio e afirmou que ele “é a pessoa certa” para conduzir a região rumo a uma possível trégua.
+ Leia também: “Imprensa internacional repercute defesa de Trump a Bolsonaro”
O cronograma da semana inclui ainda uma reunião de Gabinete nesta terça-feira, 8. Para sexta-feira 11, está prevista uma visita ao Texas, em resposta às enchentes que atingiram o Estado nos últimos dias.