Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trump volta a criticar Putin e promete declaração sobre a Rússia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta quinta-feira, 10, estar decepcionado com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Em entrevista à emissora NBC News, Trump disse que fará uma “grande declaração” sobre Moscou na segunda-feira 14, sem dar mais detalhes.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

“Acho que terei uma declaração importante a fazer sobre a Rússia na segunda-feira”, afirmou. A declaração ocorre em meio ao aumento da tensão entre os dois líderes, especialmente por causa da guerra na Ucrânia. Trump tem demonstrado insatisfação com as ações do Kremlin no conflito.

Mais cedo, Trump firmou um acordo com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para fornecer ajuda militar à Ucrânia por meio da aliança. O chefe da Otan, Mark Rutte, afirmou que conversou com o presidente norte-americano sobre o fortalecimento da cooperação para atender às necessidades do país ucraniano.

YouTube videoYouTube video

O secretário de Estado, Marco Rubio, também declarou que os EUA negociam “ativamente” com países europeus o envio de mísseis Patriot à Ucrânia.

Na segunda-feira 7, Trump já havia criticado Putin por “não ter parado” a guerra e anunciou o envio de mais armas aos ucranianos. “Eles precisam ser capazes de se defender”, disse. Estão sendo muito atingidos pela Rússia.”

Leia “O porta-aviões”, artigo de Alexandre Garcia na Edição 277 da Revista Oeste

No dia 3 de julho, Putin afirmou a Trump, por telefone, que não abriria mão dos “objetivos iniciais” na Ucrânia. O assessor do Kremlin, Yuri Ushakov, confirmou a posição russa. “Nosso presidente disse que a Rússia alcançará os objetivos estabelecidos: a eliminação das causas que levaram ao confronto atual. A Rússia não recuará desses objetivos”, declarou.

Leia também:

Compartilhe:

Veja também: