O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender, nesta terça-feira, 15, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele classificou o processo contra ele no Supremo Tribunal Federal como uma “caça às bruxas”.
“Bolsonaro é um bom homem”, disse Trump a jornalistas, em frente à Casa Branca. “Conheci muitos primeiros-ministros, presidentes, reis e rainhas, e eu o conheço. E sou muito bom nisso. O presidente Bolsonaro não é um homem desonesto. Ele ama o povo do Brasil. Ele lutou muito pelo povo do Brasil”.
A declaração foi dada durante uma entrevista improvisada antes de o presidente norte-americano viajar para Pittsburgh, onde participa de um evento sobre energia e inteligência artificial.
🚨URGENTE – Trump defende Bolsonaro dizendo que seu julgamento é uma caça às bruxas e afirma que ninguém está feliz com o Brasil
“Presidente Bolsonaro é um homem bom (…) eu acredito que é uma caça às bruxas! (…) ninguém está feliz com o que o Brasil está fazendo” pic.twitter.com/qZz4Q40aSN
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) July 15, 2025
Em seguida, Trump disse que Bolsonaro negociou com ele em nome do povo do Brasil. “Ele foi muito duro, porque ele queria um bom acordo para seu país”, disse. “Acredito que é uma caça às bruxas e não deveria estar acontecendo”.
O presidente americano destacou ainda que conhece Bolsonaro como representante do povo brasileiro.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Ele não é meu amigo”, afirmou. “Ele é alguém que conheço, e eu o conheço como representante de milhões de pessoas, de brasileiros. São ótimas pessoas, e ele ama o país. Ele lutou muito por essas pessoas e querem colocá-lo na prisão.”
O “tarifaço” de Trump contra o Brasil
Trump tem feito críticas públicas ao Judiciário brasileiro e, na semana passada, enviou uma carta ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciando a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de agosto.
Ao anunciar as novas tarifas, Trump ligou diretamente a decisão ao processo contra Bolsonaro, que voltou a classificar como perseguição. Nesta terça, ele reafirmou que “há tarifas em vigor” em relação ao Brasil. A nova taxação deve entrar em vigor em 1º de agosto.
Leia mais: “Trump teria definido ‘consequências há muito esperadas’ contra Moraes e Lula
Nesta segunda-feira, 14, a Procuradoria-Geral da República entregou as alegações finais no processo contra Bolsonaro e outros sete acusados por tentativa de golpe de Estado depois das eleições de 2022. O parecer, assinado por Paulo Gonet, pede a condenação dos réus.