Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

tudo sobre a Fase de Liga da competição

A UEFA Champions League está de volta! Nesta terça-feira (16), a Fase de Liga começa a todo vapor, com três dias de jogos na primeira semana. A TNT Sports Brasil deixa você por dentro das 36 equipes, datas, e tudo que envolve a maior competição de clubes do mundo.

CLIQUE AQUI E ASSINE A HBO MAX PARA ASSISTIR A TODOS OS JOGOS DA CHAMPIONS LEAGUE!

FORMATO

A exemplo da temporada passada, a principal fase da Champions permanece sem grupos como era disputada antigamente. As 36 equipes jogam oito partidas, sendo quatro em casa e quatro fora, contra oito adversários que foram sorteados no último dia 28 de agosto.

36 equipes disputam a Orelhuda | Foto: Getty Images
36 equipes disputam a Orelhuda | Foto: Getty Images

Os oito primeiros colocados da fase da liga avançam diretamente para as oitavas de final. Por outro lado, os times que terminarem entre o nono e o 24º lugares disputam uma fase mata-mata de playoffs, e os vencedores avançam para as oitavas. As equipes que terminarem do 25º lugar para baixo serão eliminadas do torneio.

Para a nova temporada, a UEFA também determinou que os quatro primeiros colocados da Fase de Liga irão ter o direito de decidir o mata-mata em casa, ou seja, as oitavas, quartas e semifinais.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS TRANSMISSÕES DA PRIMEIRA RODADA DA FASE DE LIGA!

DATAS DA FASE DE LIGA

  • 1ª rodada – 16–18 de Setembro de 2025
  • 2ª rodada – 30 de Setembro–1 de Outubro de 2025
  • 3ª rodada – 21/22 de Outubro de 2025
  • 4ª rodada –  4/5 de Novembro de 2025
  • 5ª rodada –  25/26 de Novembro de 2025
  • 6ª rodada – 9/10 de Dezembro de 2025
  • 7ª rodada – 20/21 de Janeiro de 2026
  • 8ª rodada – 28 de Janeiro de 2026

ONDE SERÁ A DECISÃO?

A grande final da UEFA Champions League 2025/26 acontecerá na Puskás Aréna, em Budapeste, capital da Hungria. A partida está marcada para o dia 31 de maio de 2026, e a bola vai rolar mais cedo, às 13h (horário de Brasília).

Puskas Arena, em Budapeste, será o palco da final da Champions de 2025/26 | Foto: Getty Images
Puskas Arena, em Budapeste, será o palco da final da Champions de 2025/26 | Foto: Getty Images

EQUIPES E CAMINHO NA FASE DE LIGA

Ajax (Holanda)

O Ajax tenta quer se recuperar da ressaca do fim da temporada passada, quando perdeu o título do Campeonato Holandês que era dado como praticamente certo. A situação foi tão traumática que o treinador Francesco Farioli pediu demissão após perder o troféu. Porém, como águas passadas não movem moinhos, o time da capital dos Países Baixos quer se reerguer em 2025/26.

Wout Weghorst, o destaque do Ajax | Foto: Getty Images
Wout Weghorst, o destaque do Ajax | Foto: Getty Images

O sorteio na Fase de Liga foi favorável e o time de Amsterdã pode sonhar com uma classificação, mas precisará mostrar serviço nos grandes jogos contra Inter de Milão, Olympique de Marseille e Chelsea. A esperança de gols está em Wout Weghorst, atacante que já é o artilheiro do time neste início de temporada.

Caminho do Ajax na Fase de Liga: Inter de Milão, Olympique de Marseille, Chelsea, Galatasaray, Benfica, Qarabağ, Villarreal e Olympiacos.

Arsenal (Inglaterra)

Um Arsenal mais forte, com mais peças imponentes no elenco e com vontade de escrever um novo capítulo na Champions. O time de Londres foi ao mercado e se reforçou com Viktor Gyökeres e Eberechi Eze, duas das contratações mais caras do clube na temporada. Ao todo, foram mais de 290 milhões de euros gastos nesta janela de transferências, o que aumenta o tom da avaliação sobre o trabalho de Mikel Arteta, que terá pela frente a chance de sonhar com as fases mais agudas da competição, além de ser um dos favoritos ao título inglês.

Viktor Gyökeres foi a grande contratação do Arsenal para a temporada | Foto: Getty Images
Viktor Gyökeres foi a grande contratação do Arsenal para a temporada | Foto: Getty Images

O calendário coloca adversários difíceis, como Bayern, Inter e Atlético de Madrid, mas os Gunners carregam um time forte e capaz de ir longe na Champions. Além dos destaques no ataque, Declan Rice e Martin Ødegaard comandam o meio-campo.

Caminho do Arsenal na Fase de Liga: Athletic Bilbao, Olympiacos, Atlético de Madrid, Slavia Praga, Bayern, Club Brugge, Inter e Kairat.

Atalanta (Itália)

Terceira colocada do Campeonato Italiano, a Atalanta volta mais uma vez a Fase de Liga da Champions. O time de Bérgamo tem na temporada passada a inspiração para uma nova grande campanha, já que avançou na nona posição da tabela. No entanto, o time italiano caiu no mata-mata para o Club Brugge, e vai tentar ir mais longe na nova edição da competição.

De Ketelaere, esperança da Atalanta | Foto: Getty Images
De Ketelaere, esperança da Atalanta | Foto: Getty Images

A Atalanta tem como principal destaque o atacante Charles De Ketelaere, que ao lado de Mario Pašalić e Gianluca Scamacca comandam o time de Bérgamo.

Caminho da Atalanta na Fase de Liga: PSG, Club Brugge, Slavia Praha, Olympique de Marseille, Eintracht Frankfurt, Chelsea, Athletic Bilbao e Union SG.

Athletic Bilbao (Espanha)

Após bater na trave em 23/24, o Bilbao conseguiu finalmente sua classificação para a Champions na temporada passada, graças a quarta colocação em LaLiga. O time espanhol terá logo na estreia o Arsenal pela frente, e busca começar sua caminhada na competição com vitória diante de seus torcedores no San Mamés, já que depois terá pela frente o Borussia Dortmund, no Signal Iduna Park.

Nico Williams rejeitou o Barcelona para ficar no Athletic | Foto: Getty Images
Nico Williams rejeitou o Barcelona para ficar no Athletic | Foto: Getty Images

Os destaques da equipe de Bilbao ficam por conta dos irmãos Iñaki Williams e Nico Williams. O último, inclusive, teve proposta para assinar com o Barcelona, mas rejeitou e preferiu manter sua história com as cores da equipe basca.

Caminho do Athletic Bilbao na Fase de Liga: Arsenal, Borussia Dortmund, Qarabag, Newcastle, Slavia Praha, PSG, Atalanta e Sporting.

Atlético de Madrid (Espanha)

O Atlético de Madrid se classificou para a Fase de Liga da Champions desta temporada após ter teminado o Campeonato Espanhol (LaLiga) de 2024/25 na 3ª colocação, atrás apenas de Barcelona e Real Madrid. O clube ainda tenta seu primeiro título de Champions League na história e, sob o comando do técnico Diego Simeone, vai em busca dessa conquista histórica.

Griezmann vai para mais uma Champions com o Atleti | Foto: Getty Images
Griezmann vai para mais uma Champions com o Atleti | Foto: Getty Images

Com uma equipe repleta de estrelas, como Griezmann, Koke e o jovem Giuliano Simeone, o Atleti deposita em Julian Álvarez suas esperanças de gols na Champions. Em sua temporada de estreia no clube espanhol, o argentino marcou 29 gols e deu oito assistências em 57 partidas.

Caminho do Atlético de Madrid na Fase de Liga: Liverpool, Eintracht Frankfurt, Arsenal, Union SG, Inter de Milão, PSV, Galatasaray e Bodo/Glimt.

Borussia Dortmund (Alemanha)

O Borussia se classificou para a Fase de Liga da Champions desta temporada após ter terminado o Campeonato Alemão (Bundesliga) na 4ª colocação, atrás apenas de Bayern de Munique, Bayer Leverkusen e Eintracht Frankfurt. Campeão da Champions na temporada 1996/97, o Dortmund vai em busca de sua segunda conquista da competição de clubes mais importante do mundo. Para isso, aposta nas ideias do técnico Niko Kovac, que foi contratado em janeiro pelos Aurinegros.

Guirassy foi um dos artilheiros da Champions | Foto: Getty Images
Guirassy foi um dos artilheiros da Champions | Foto: Getty Images

O Dortmund deposita suas fichas no atacante Guirassy, principal destaque da equipe. Em 2024/25, o atacante de 29 anos da seleção de Guiné chegou ao clube alemão e, em sua primeira temporada, marcou 38 gols e deu sete assistências em 50 partidas. Na temporada atual, começou muito bem e demonstrou que tem tudo para ser o cara dos Aurinegros na Champions League 2025/26.

Caminho do Borussia Dortmund na Fase de Liga: Juventus, Athletic Bilbao, Copenhague, Manchester City, Villarreal, Bodo/Glimt, Tottenham e Inter de Milão.

Barcelona (Espanha)

O Barcelona entra na competição como um dos grandes favoritos ao título. A eliminação na semifinal da temporada passada para a Inter de Milão na prorrogação ainda segue na memória do torcedor e do grupo culé, que agora tenta escrever uma história diferente neste ano na Champions após encerrar 2024/25 com a tríplice coroa na Espanha, vencendo todos os campeonatos nacionais.

Lamine Yamal, a joia do Barcelona | Foto: Getty Images
Lamine Yamal, a joia do Barcelona | Foto: Getty Images

Com um ataque poderoso, formado por Raphinha, Lamine Yamal e Robert Lewandowski, o Barcelona tem um dos maiores poderio ofensivo da Champions. Yamal é o grande destaque da equipe de Hansi Flick, brilhando a cada partida com a camisa blaugrana, com apenas 18 anos de idade.

Caminho do Barcelona na Fase de Liga: Newcastle, PSG, Olympiacos, Club Brugge, Chelsea, Eintracht Frankfurt, Slavia Praha e Copenhague.

Bayern (Alemanha)

O gigante alemão é mais um dos clubes apontados como favorito ao título da Champions. Campeão da Bundesliga, o time de Vincent Kompany manteve a base do elenco e trouxe reforços pontuais. Apesar da saída do ídolo Thomas Müller, o colombiano Luis Díaz chegou a Baviera e deixa o ataque da equipe alemã mais forte.

Harry Kane segue aumentando seus números pelo Bayern | Foto: Getty Images
Harry Kane segue aumentando seus números pelo Bayern | Foto: Getty Images

A grande esperança de gols do Bayern continua sendo Harry Kane. O atacante inglês segue aumentando seus números e já anotou oito em cinco partidas que disputou até o momento na temporada.

Caminho do Bayern na Fase de Liga: Chelsea, Pafos, Club Brugge, PSG, Arsenal, Sporting, Union SG e PSV.

Benfica (Portugal)

Um dos clubes mais tradicionais da Europa, o Benfica tenta uma sorte melhor na nova temporada da Champions. Na última edição, os Encarnados, que contavam com Di María, acabaram indo até as oitavas de final, quando foram eliminados para o Barcelona. Agora, o vice-campeão português quer chegar mais longe, e para retornar à Fase de Liga precisou desbancar o Fenebarhçe, de Mourinho, nos Playoffs.

Richard Ríos é um dos reforços do Benfica | Foto: Getty Images
Richard Ríos é um dos reforços do Benfica | Foto: Getty Images

O time do técnico Bruno Lage tem jogadores renomados no elenco, como o zagueiro argentino Otamendi, e o atacante grego Vangelis Pavlidis. Um dos reforços veio do Brasil: o meio-campista Richard Ríos, contratado do Palmeiras por 27 milhões de euros, aproximadamente 176,6 milhões de reais.

Caminho do Benfica na Fase de Liga: Qarabag, Chelsea, Newcastle, Bayer Leverkusen, Ajax, Napoli, Juventus e Real Madrid.

Bodo/Glimt (Noruega)

O Bodo/Glimt chega para sua estreia na principal fase da UEFA Champions League. O time norueguês bateu na trave algumas vezes nos Playoffs da competição, mas conseguiu a vaga desta edição ao desbancar o Sturm Graz após dois jogos. No agregado, o time norueguês avançou por 6 a 2 no agregado.

 Kasper Hogh, destaque do Bodo/Glimt | Foto: Getty Images
 Kasper Hogh, destaque do Bodo/Glimt | Foto: Getty Images

O destaque do time do Bodo Glimt é o artilheiro Kasper Hogh. O dinamarquês de 24 anos já tem 25 gols em 2025 e seis assistências nas 34 partidas que disputou até o momento.

Caminho do Bodo/Glimt da Fase de Liga: Slavia Praha, Tottenham, Galatasaray, Monaco, Juventus, Borussia Dortmund, Manchester City e Atlético de Madrid

Chelsea (Inglaterra)

Campeão do mundo nos EUA, o Chelsea está de volta a Champions League após duas temporadas sem participar. Os Blues viveram uma grande temporada, encerrando a Premier League na 4ª posição, além do título da Europa League, sob o comando do técnico Enzo Maresca e pode surpreender nesta edição em busca de sua terceira Orelhuda.

João Pedro teve um bom início no Chelsea | Foto: Getty Images
João Pedro teve um bom início no Chelsea | Foto: Getty Images

O Chelsea, que já tinha nomes como Enzo Fernández, Caicedo e Cole Palmer, foi ao mercado e trouxe os brasileiros Estêvão e João Pedro para reforçar o grupo. O ex-atacante do Fluminense, inclusive, vem se destacando e já anotou cinco gols nas sete partidas disputadas pelos Blues.

Caminho do Chelsea na Fase de Liga: Bayern, Benfica, Ajax, Qarabag, Barcelona, Atalanta, Pafos e Napoli.

Club Brugge (Bélgica)

Um dos maiores clubes da Bélgica, o Club Brugge tenta repetir a grande campanha feita na temporada passada, quando conseguiu chegar às oitavas de final da Champions. Na ocasião, os belgas perderam para o Aston Villa nas oitavas de final, após terem conseguido eliminar a Atalanta no mata-mata anterior.

Tzolis comanda o meio do Brugge | Foto: Getty Images
Tzolis comanda o meio do Brugge | Foto: Getty Images

Nesta temporada, o Brugge passou por duas pré-eliminatórias para garantir vaga na Fase de Liga, e deixou para trás o Salzburg, da Áustria, e o Rangers, da Escócia, com direito a um 9 a 1 no agregado. O time tem alguns destaques como os meias Christos Tzolis e Hans Vanaken, e o goleiro Mignolet.

Caminho do Club Brugge na Fase de Liga: Monaco, Atalanta, Bayern, Barcelona, Sporting, Arsenal, Kairat e Olympique de Marseille.

Copenhague (Dinamarca)

O Copenhague passou por três fases eliminatórias antes da Fase de Liga da Champions. O clube dinamarquês eliminou o FC Drita, do Kosovo, o Malmö, da Suécia, e o Basel, da Suíça, antes de entrar na principal etapa da maior competição de clubes do planeta. Os Leões chegam ao torneio como atuais campeões do campeonato nacional e da liga dinamarquesa. A equipe conta com dois brasileiros no elenco, o defensor Gabriel Pereira, ex-Volta Redonda, e o atacante Robert, ex-Cruzeiro.

Magnus Mattsson tem 5 gols em 11 jogos nesta temporada | Foto: Getty Images
Magnus Mattsson tem 5 gols em 11 jogos nesta temporada | Foto: Getty Images

Os destaques do time são Magnus Mattsson, atacante que tem 5 gols em 11 jogos nesta temporada, e o alemão Youssoufa Moukoko, que teve passagens pelo Borussia Dortmund.

Caminho do Copenhague na Fase de Liga: Bayer Leverkusen, Qarabağ, Borussia Dortmund, Tottenham, Kairat, Villarreal, Napoli e Barcelona.

Eintracht Frankfurt (Alemanha)

O Eintracht Frankfurt busca se reinventar após a saída do seu principal jogador, o francês Hugo Ekitiké, que foi para o Liverpool. A equipe investiu em Ritsu Doan para reforçar o ataque, o que tem dado resultado, já que o japonês marcou 4 dos 12 gols que a equipe fez nas primeiras partidas da temporada.

Ritsu Doan foi contratado nesta temporada pelo Eintracht Frankfurt | Foto: UEFA
Ritsu Doan foi contratado nesta temporada pelo Eintracht Frankfurt | Foto: UEFA

O calendário do time que foi terceiro colocado na Bundesliga passada para a Fase de Liga é considerado difícil, já que as Águias enfrentam Atlético de Madrid, Barcelona e Napoli fora de casa, além de receber Liverpool e Tottenham.

Caminho do Eintracht Frankfurt na Fase de Liga: Galatasaray, Atlético de Madrid, Liverpool, Napoli, Atalanta, Barcelona, Qarabağ e Tottenham.

Galatasaray (Turquia)

O Galatasaray investiu pesado no mercado pensando na disputa da Champions League 2025/26. O clube turco contratou Leroy Sané, İlkay Gündoğan e Victor Osimhen, que chegou em definitivo. Além disso, o time conta com jogadores com passagens em outras grandes equipes europeias, como Lucas Torreira e Mauro Icardi, além do brasileiro Gabriel Sara.

Mauro Icardi segue como referência do Galatasaray | Foto: UEFA
Mauro Icardi segue como referência do Galatasaray | Foto: UEFA

Atual campeão da liga turca e da copa nacional, os Leões vão encarar adversários complicados como Liverpool, Atlético de Madrid e Manchester City, mas uma classificação pelo menos aos playoffs do mata-mata é possível na Fase de Liga.

Caminho do Galatasaray na Fase de Liga: Eintracht Frankfurt, Liverpool, Bodø/Glimt, Ajax, Union Saint-Gilloise, Monaco, Atlético de Madrid e Manchester City.

Inter de Milão (Itália)

A Inter de Milão tenta passar uma borracha após o desempenho decepcionante no fim da temporada passada. Título perdido na Itália, humilhação na final da Champions League em Munique e atuações fracas no Mundial de Clubes nos Estados Unidos. Além dos rendimentos em campo, a equipe mudou de comando técnico após a saída de Simone Inzaghi e chegada de Cristian Chivu.

Lautaro Martínez, o capitão nerazzurro | Foto: Getty Images
Lautaro Martínez, o capitão nerazzurro | Foto: Getty Images

A principal contratação foi do zagueiro Manuel Akanji, que deixou o Manchester City por empréstimo. Duas vezes finalista nos últimos três anos, o time nerazzurri tem um calendário com um início acessível, mas o nível das partidas vai aumentando a partir da quinta rodada, quando encara Atlético de Madrid, Liverpool, Arsenal e Borussia Dortmund em sequência.

Caminho da Inter de Milão na Fase de Liga: Ajax, Slavia Praga, Union Saint-Gilloise, Kairat, Atlético de Madrid, Liverpool, Arsenal e Borussia Dortmund.

Juventus (Itália)

A Juventus quer escrever uma nova história em 2025/26 após a temporada passada ser considerada ruim. A Velha Senhora ficou apenas com a quarta posição no Campeonato Italiano, com apenas um ponto a frente da Roma, foi eliminada pelo Empoli nas quartas da Copa da Itália, caiu nos playoffs do mata-mata da Champions para o PSV e no Mundial de Clubes parou nas oitavas de final. A crise no clube derrubou o técnico Thiago Motta em março e deu a Igor Tudor a chance de levar a equipe italiana mais longe dessa vez.

Yildiz vai para mais uma Champions pela Juventus | Foto: Getty Images
Yildiz vai para mais uma Champions pela Juventus | Foto: Getty Images

As esperanças no ataque estão novamente com Kenan Yildiz, jovem turco habilidoso e que pode ser decisivo. Francisco Conceição também pode fazer parte da renovação que o time bianconeri precisa para esta temporada, que mostra um caminho acessível na Fase de Liga da Champions.

Caminho da Juventus na Fase de Liga: Borussia Dortmund, Villarreal, Real Madrid, Sporting, Bodø/Glimt, Pafos, Benfica e Monaco.

Kairat (Cazaquistão)

O Kairat já fez história. Primeira classificação para a principal fase da UEFA Champions League e o vislumbre de disputar espaço nos grandes palcos do futebol europeu contra Real Madrid, Inter de Milão e Arsenal. Mas, para chegar na Fase de Liga, o time do Cazaquistão teve que passar por quatro eliminatórias. Olimpija Ljubljana, da Eslovênia; KuPS, da Finlândia; Slovan Bratislava, da Eslováquia; e Celtic, da Escócia, foram derrubados pelo valente time da cidade de Almaty.

Brasileiro Jorginho jogará a Champions pelo Kairat | Foto: UEFA
Brasileiro Jorginho jogará a Champions pelo Kairat | Foto: UEFA

Porém, a equipe precisará lidar com o elenco limitado e as longas viagens para se manter vivo na competição. Os destaques do Kairat são o cazaque Dastan Satpaev, artilheiro da equipe na temporada, e o brasileiro Jorginho.

Caminho do Kairat na Fase de Liga: Sporting, Real Madrid, Pafos, Inter de Milão, Copenhague, Olympiacos, Club Brugge e Arsenal.

Bayer Leverkusen (Alemanha)

O Bayer Leverkusen, do treinador Kasper Hjulmand, vai mais uma temporada em busca de fazer bonito na competição. O time que chamou a atenção do mundo sob o comando de Xabi Alonso há algumas temporadas, garantiu seu lugar nessa edição da Champions League ao terminar a Bundesliga na segunda colocação, com 69 pontos, 13 atrás do Bayern de Munique, mas já suficiente para conseguir acesso direto ao torneio europeu.

Echeverri chegou ao Leverkusen por empréstimo do City | Foto: Getty Images
Echeverri chegou ao Leverkusen por empréstimo do City | Foto: Getty Images

Uma das grandes apostas do time para a temporada é a jovem promessa Claudio Echeverri, que veio por empréstimo do Manchester City, e espera ganhar minutos e ser lapidado no Leverkusen.

Caminho do Leverkusen na Fase de Liga: Copenhague, PSV, PSG, Benfica, Manchester City, Newcastle, Olympiacos e Villarreal.

Liverpool (Inglaterra)

O Liverpool de Salah, Arne Slot, Isak e cia, inicia a competição sendo considerado por muitos como um dos grandes favoritos a vencê-la. A classificação dos Reds para essa Champions League se deu após uma última temporada dominante na Premier League, que recompensou o trabalho excelente de Arne Slot com o título do campeonato nacional e, consequentemente, uma vaga direta para a maior competição de clubes do planeta.

Ídolo dos Reds, Salah vai em busca da segunda Champions com o Liverpool | Foto: Getty Images
Ídolo dos Reds, Salah vai em busca da segunda Champions com o Liverpool | Foto: Getty Images

A grande estrela e destaque do time inglês segue sendo o egípcio Mohamed Salah. Com incríveis 52 jogos, 34 gols e 23 assistências na última temporada, a torcida do Liverpool coloca confiança total no craque para mais um ano de sucesso.

Caminho do Liverpool na Fase de Liga: Atlético de Madrid, Galatasaray, Eintracht Frankfurt, Real Madrid, PSV, Inter de Milão, Olympique de Marseille e Qarabag.

Manchester City (Inglaterra)

O Manchester City de Pep Guardiola e Erling Haaland disputa o torneio essa temporada em uma rara posição onde não é apontado entre os grandes favoritos a levantar a Orelhuda. No entato, embora os comandados de Pep busquem encontrar sua nova face, nunca é uma boa ideia duvidar de um time treinado pelo espanhol.

A classificação dos Citizens para a atual edição da Champions League se deu por vaga direta, conquistada após terminarem na terceira colocação da última Premier League, atrás de Arsenal e Liverpool. Uma das poucas vezes recentes em que o time azul não figurou entre as duas primeiras posições.

Haaland vai em busca da artilharia da Champions | Foto: UEFA
Haaland vai em busca da artilharia da Champions | Foto: UEFA

Já o grande nome individual da equipe de Manchester e que pode ser ainda mais protagonista nessa temporada é Erling Haaland. O atacante goleador é sempre uma arma letal no ataque de Guardiola e, após o massacre contra a Moldávia, chega mais do que motivado para a Champions.

Caminho do Manchester City na Fase de Liga: Napoli, Monaco, Villarreal, Borussia Dortmund, Bayer Leverkusen, Real Madrid, Bodo/Glimt e Galatasaray

Olympique de Marseille (França)

O Olympique de Marseille está de volta à Champions League e terá pela frente a nova e badalada Fase de Liga. A equipe comandada por Roberto De Zerbi terminou a Ligue 1 passada na segunda colocação, ficando atrás apenas do Paris Saint-Germain, e agora busca retomar relevância internacional na maior competição de clubes do planeta.

A classificação direta do OM veio com méritos após uma campanha sólida no Campeonato Francês, garantindo assim presença entre os grandes da Europa. O clube do sul da França aposta em sua torcida apaixonada e em jogadores que podem desequilibrar em noites grandes, com a ambição de voltar a sonhar alto no torneio continental.

Igor Paixão é o reforço do Marseille | Foto: UEFA
Igor Paixão é o reforço do Marseille | Foto: UEFA

O grande nome individual da equipe nesta temporada é Igor Paixão, contratado junto ao Feyenoord por 30 milhões de euros (cerca de R$ 188 milhões). O atacante brasileiro chega para ser protagonista no ataque e aumentar o poder ofensivo do time, sendo uma das maiores apostas do clube para esta Champions.

Caminho do Olympique de Marseille na Fase de Liga: Real Madrid, Ajax, Sporting, Atalanta, Newcastle, Union SG, Liverpool e Club Brugge.

Monaco (Mônaco)

O Monaco está de volta à Champions League e promete ser uma das surpresas da Fase de Liga. A equipe monegasca terminou a última Ligue 1 na terceira colocação, atrás apenas de PSG e Olympique de Marseille, garantindo vaga direta no principal torneio continental. Agora, sob o comando de Adi Hütter, o time busca retomar o protagonismo que já teve em outras edições, quando chegou até semifinais e encantou a Europa com futebol ofensivo.

O clube do Principado aposta na mescla de juventude com experiência para encarar rivais de peso nesta fase. Com seu estilo dinâmico, a equipe tem armas para complicar até os grandes favoritos para tentar construir sua trajetória rumo ao mata-mata.

Pogba está de volta e vai disputar a Champions pelo Monaco | Foto: UEFA
Pogba está de volta e vai disputar a Champions pelo Monaco | Foto: UEFA

O grande destaque do Monaco nesta temporada é Paul Pogba. O francês de 32 anos, campeão mundial em 2018, estava livre no mercado após cumprir 18 meses de suspensão por doping e aceitou o desafio de liderar o meio-campo da equipe. Sua experiência internacional e qualidade técnica podem ser determinantes para a campanha monegasca na Champions.

Caminho do Monaco na Fase de Liga: Club Brugge, Manchester City, Tottenham, Bodo/Glimt, Pafos, Galatasaray, Real Madrid e Juventus

Napoli (Itália)

O Napoli chega à Champions League embalado pelo título da última Serie A, que garantiu vaga direta no torneio continental. Após uma temporada histórica no futebol italiano, o clube do sul busca confirmar sua força também na Europa, agora com a Fase de Liga. O Estádio Diego Armando Maradona promete ser um dos palcos mais vibrantes desta edição.

O time napolitano manteve a base do elenco campeão e ainda conseguiu um reforço de impacto. Com futebol ofensivo e organizado, o Napoli entra no torneio entre os times que podem surpreender e brigar por posições de destaque na fase decisiva, aproveitando a confiança acumulada pelo título nacional.

De Bruyne é o principal nome do Napoli | Foto: Getty Images
De Bruyne é o principal nome do Napoli | Foto: Getty Images

O grande destaque da equipe nesta temporada é Kevin De Bruyne. O meia belga deixou o Manchester City e chega ao Napoli para ser o cérebro do meio-campo, trazendo experiência, visão de jogo e qualidade técnica que podem elevar ainda mais o patamar do time. Sua contratação é vista como uma das mais surpreendentes desta janela de transferências.

Caminho do Napoli na Fase de Liga: Manchester City, Sporting, PSV, Eintracht Frankfurt, Qarabag, Benfica, Copenhague e Chelsea.

Newcastle (Inglaterra)

Atual campeão da Copa da Liga Inglesa, o Newcastle promete ser uma surpresa positiva na Fase de Liga da Champions nesta temporada. A equipe da Inglaterra assegurou vaga na competição de clubes mais importante do mundo através das Vagas de Desempenho Europeu.

Inglaterra e Espanha terminaram nos dois primeiros lugares do ranking de coeficientes de clubes por federação de 2024/25 e, como consequência, garantiram as vagas de desempenhoeEuropeu da temporada atual. Uma dessas vagas ficou com o Newcastle United, que havia ficado na 5ª colocação da Premier League 24/25.

Brasileiro Bruno Guimarães comanda o meio-campo do Newcastle | Foto: Getty Images
Brasileiro Bruno Guimarães comanda o meio-campo do Newcastle | Foto: Getty Images

Com a ida do atacante sueco Alexander Isak para o Liverpool nesta temporada, os torcedores do Newcastle apostam suas fichas na liderança do meio-campista brasileiro e capitão da equipe, Bruno Guimarães. Titular da Seleção Brasileira, o jogador de 27 anos está em sua quinta temporada com no clube e quer levar os ingleses o mais longe possível nesta Champions League.

Caminho do Newcastle na Fase de Liga: Barcelona, Union SG, Benfica, Athletic Bilbao, Olympique de Marseille, Bayer Leverkusen, PSV e PSG.

Olympiacos (Grécia)

O Olympiacos garantiu presença na Fase de Liga da Champions por ser o atual campeão do Campeonato Grego. Apesar da conquista nacional, o clube chega como um dos azarões e busca uma vaga nas oitavas de final da competição, algo que não acontece deste a temporada 2013/14, quando perdeu para o Manchester United de Van Persie no Old Trafford.

Rodinei vai jogar a Champions pelo Olympiacos | Foto: Getty Images
Rodinei vai jogar a Champions pelo Olympiacos | Foto: Getty Images

Capitão e um dos destaques da equipe, o lateral-direito é personagem bastante conhecido dos torcedores brasileiros. Em sua quarta temporada com a camisa do Olympiacos, o defensor de 33 anos busca surpreender Real Madrid, Barcelona e Arsenal na Fase de Liga da Champions. Na última temporada, Rodinei marcou quatro gols e deu incríveis 13 assistências ao longo de 45 partidas, sendo responsável direto pelo título grego do último ano.

Caminho do Olympiacos na Fase de Liga: Pafos, Arsenal, Barcelona, PSV, Real Madrid, Kairat, Bayer Leverkusen e Ajax.

Pafos (Chipre)

Apesar de ser o atual campeão do Campeonato do Chipre, o Pafos precisou jogar a fase preliminar da Champions League. Na primeira fase eliminatória, o Pafos eliminou o Maccabi Tel Aviv, de Israel, após um empate (1×1) e uma vitória (0x1).

Na fase seguinte, eliminou o Dínamo de Kiev, da Ucrânia, com duas vitórias (0x1 e 2×0). Por fim, despachou o Estrela Vermelha, da Sérvia, com uma vitória (1×2) e um empate (1×1). Fundado em 2014, o clube alcançou um marco histórico ao se tornar o terceiro cipriota a disputar a competição de clubes mais importante do mundo.

Jajá vem se destacando pelo Pafos | Foto: Getty Images
Jajá vem se destacando pelo Pafos | Foto: Getty Images

O Pafos acertou a contratação do zagueiro brasileiro David Luiz, no entanto, o destaque do Pafos fica por conta de outro jogador nascido no Brasil: o atacante Jajá. Em sua terceira temporada com a camisa do clube cipriota, o atacante de 24 anos começou a carreira no Athletico Paranaense e tem passagens por Cruzeiro, CRB, Torpedo (Rússia) e Casa Pia (Portugal). Em três temporadas pelo Pafos, marcou 13 gols em 75 partidas.

Caminho do Pafos na Fase de Liga: Olympiacos, Bayern, Kairat, Villarreal, Monaco, Juventus, Chelsea e Slavia Praha.

PSG (França)

O Paris Saint-Germain é um dos grandes times da atualidade do futebol mundial. O clube francês se classificou para a Fase de Liga da Champions por ser o atual campeão da competição de clubes mais importante do mundo. Atual campeão do Campeonato Francês e vice-campeão do Mundial de Clubes, o time comandado pelo técnico Luis Enrique chega como um dos principais favoritos para conquistar sua segunda Champions da história.

Camisa 10 do PSG, Dembélé é uma das referências do time francês | Foto: Getty Images
Camisa 10 do PSG, Dembélé é uma das referências do time francês | Foto: Getty Images

Cotado para conquistar a próxima Bola de Ouro, prêmio dado ao prêmio de melhor jogador do mundo da temporada anterior, o atacante francês de 28 anos marcou 35 gols e deu 14 assistências em 53 jogos na temporada 2024/2025. Na atual, marcou dois gols e deu duas assistências em quatro jogos.

Caminho do PSG na Fase de Liga: Atalanta, Barcelona, Bayer Leverkusen, Bayern, Tottenham, Athletic Bilbao, Sporting e Newcastle.

PSV (Holanda)

Campeão da Champions na temporada 1987/88, o PSV, da Holanda, conseguiu a vaga na maior competição de clubes do mundo por ter conquistado o Campeonato Holandês de 2024/25. Na última temporada, o PSV chegou até as oitavas de final da Champions, mas acabou sendo eliminado pelo Arsenal. Agora, o clube quer ir ainda mais longe no torneio.

Ruben Van Bommel chegou nesta temporada ao PSV | Foto: Getty Images
Ruben Van Bommel chegou nesta temporada ao PSV | Foto: Getty Images

Ruben Van Bommel de apenas 21 anos foi contratado pelo PSV na janela de transferências do meio deste ano por cerca de R$ 100 milhões. Com uma carreira construída no futebol holandês apenas, Ruben van Bommel já marcou três gols em seis partidas na primeira temporada com a camisa do PSV e surge como uma das esperanças de gols da equipe na Champions League.

Caminho do PSV na Fase de Liga: Union SG, Bayer Leverkusen, Napoli, Olympiacos, Liverpool, Atlético de Madrid, Newcastle e Bayern

Qarabag (Azerbaijão)

Atual campeão do Campeonato do Azerbaijão, o Qarabag precisou jogar a fase preliminar da Champions League. Na primeira fase eliminatória, o clube eliminou o Shelbourne, da Irlanda, com duas vitórias (0x3 e 1×0). Na fase seguinte, eliminou o Shkendija, da Macedônia, com duas vitórias novamente (0x1 e 5×1). Por fim, despachou o Ferencváros, da Hungria, pelo placar agregado de 5×4 (vitória por 3×1 fora de casa e derrota por 3×2 em casa).

Qarabag aposta em Leandro Andrade | Foto: Getty Images
Qarabag aposta em Leandro Andrade | Foto: Getty Images

Após perder Juninho para o Flamengo no início deste ano, o Qarabag passou a apostar ainda mais as fichas no atacante Leandro Andrade, que está em seu quinto ano vestindo a camisa do clube. Nesta temporada, já marcou três gols e deu duas assistências em nove partidas.

Caminho do Qarabag na Fase de Liga: Benfica, Copenhague, Athletic Bilbao, Chelsea, Napoli, Ajax, Eintracht Frankfurt e Liverpool.

Real Madrid (Espanha)

Campeão na temporada 2023/24, o Real Madrid se classificou à Champions League 2025/26 após o vice-campeonato em LaLiga na temporada passada. O desempenho na maior competição de clubes do Mundo também deixou a desejar em 2024/25, sendo eliminado para o Arsenal, nas quartas de final.

Para buscar a 16ª Orelhuda, os Merengues contrataram Alexander-Arnold, do Liverpool, além de Mastantuono, joia do River Plate, e Dean Huijsen, vindo do Bournemouth. Entretanto, perderam Modric e Lucas Vázquez. O comando técnico também mudou. Xabi Alonso assumiu o lugar de Carlo Ancelotti, que agora está na Seleção Brasileira.

Vini Jr. vai em busca da terceira Champions de sua carreira | Foto: Getty Images
Vini Jr. vai em busca da terceira Champions de sua carreira | Foto: Getty Images

Melhor do mundo pela FIFA, Vini Jr. volta a ser o protagonista do Real Madrid, ao lado de Mbappé. Decisivo em duas Champions, o brasileiro busca sua terceira Orelhuda. Além deles, Bellingham, Valverde e Rodrygo também comandam os Merengues.

Caminho do Real Madrid na Fase de Liga: Olympique de Marseille, Kairat, Juventus, Liverpool, Olympiacos, Real Madrid, Mônaco, Benfica.

Slavia Praha (Tchéquia)

Campeão Tcheco, o Slavia Praha chegou à Fase de Liga da Champions de forma direta pelo título nacional. Na temporada 2024/25, o Slavia Praga teve a chance de chegar à Fase de Liga, mas acabou sendo eliminado para o Lille por 3 a 2, no agregado, nos playoffs.

A melhor campanha do Slavia Praha na história da Champions League aconteceu na temporada 07/08, quando terminou em terceiro na fase de grupos e se classificou para a Europa League.

Slava Praha trouxe Michal Sadílek nesta temporada | Foto: UEFA
Slava Praha trouxe Michal Sadílek nesta temporada | Foto: UEFA

A expectativa da equipe é tentar chegar ao mata-mata desta vez. Até para isso, o clube trouxe Michal Sadílek e Sanyang, mas acabou perdendo Malick Diouf, Christos Zafeiris e Giannis-Fivos Botos.

Caminho do Slavia Praha na Fase de Liga: Bodø/Glimt, Inter, Atalanta, Arsenal, Athletic Bilbao, Tottenham, Barcelona, Pafos.

Sporting (Portugal)

O Sporting chega com boas expectativas para a Champions League 2025/26. Atuais bicampeões da Liga Portugal, os Leões chegam à Fase de Liga comandados por Rui Borges. Na temporada passada, os portugueses pararam nos playoffs após a Fase de Liga, sendo eliminados para o Borussia Dortmund.

Francisco Trincão, um dos líderes do Sporting | Foto: UEFA
Francisco Trincão, um dos líderes do Sporting | Foto: UEFA

O Sporting perdeu seu artilheiro, Viktor Gyökeres, vendido ao Arsenal, e também vendeu Conrad Harder, Essugo e Edwards, mas acertaram as chegadas do atacante colombiano Luis Suárez, Fotis Ioannidis, Georgios Vagiannidis, Kochorashvili e o goleiro Rui Silva. A melhor campanha sportinguista aconteceu nas temporadas 08/09 e 21/22, quando chegou às oitavas de final.

Caminho do Sporting na Fase de Liga: Kairat, Napoli, Olympique de Marseille, Juventus, Club Brugge, Bayern, PSG, Athletic Bilbao.

Tottenham (Inglaterra)

Atual campeão da Europa League em cima do Manchester United, o Tottenham chega renovado paradisputar a Champions League 2025/26. Os Spurs terminaram a Premier League apenas uma posição acima da zona de rebaixamento na temporada passada, o que custou o emprego do técnico Ange Postecoglou.

Brasileiro Richarlison vai para mais uma Champions pelo Tottenham | Foto: Getty Images
Brasileiro Richarlison vai para mais uma Champions pelo Tottenham | Foto: Getty Images

O Tottenham também perdeu seu principal destaque, o sul-coreano Heung-min Son, que foi jogar no LAFC, na MLS. Além disso, Højbjerg e Bryan Gil também foram vendidos. Os ingleses, entretanto, trouxeram Xavi Simons, que chega pra ser uma das principais referências no ataque. Kudus, Mathys Tel, Kolo Muani e João Palhinha foram outros reforços. De volta a Champions, o brasileiro Richarlison também é uma das esperanças dos Spurs na temporada.

Caminho do Sporting na Fase de Liga: Villarreal, Bodø/Glimt, Monaco, Copenhagen, PSG, Slavia Praha, Borussia Dortmund, Eintracht Frankfurt.

Union SG (Bélgica)

Atual campeão belga, o Union SG se classificou para disputar a Champions League 2024/25 e é representante da Bélgica ao lado do Club Brugge na Fase de Liga. O Union SG confia em Promise David e acertou as chegadas de Florucz, Zorgane e Louis Patris pra disputa da Champions League, mas perdeu Ivanovic, para o Benfica, Sadiki e Mohamed Amoura.

Promise David tem dois gols em seis jogos pelo Union SG | Foto: UEFA
Promise David tem dois gols em seis jogos pelo Union SG | Foto: UEFA

O Union SG disputa a Fase de Liga da Champions League pela primeira vez. Na temporada 2024/25, o clube belga parou nas classificatórias, eliminado pelo Sparta Praha. Já em 2022/23, caiu para o Rangers, também nas pré-eliminatórias.

Caminho do Union SG na Fase de Liga: PSV, Newcastle, Inter, Atletico de Madrid, Galatasaray, Olympique de Marseille, Bayern, Atalanta.

Villarreal (Espanha)

A quinto colocação em LaLiga na temporada 2024/25 credenciou o Villarreal a participar da Champions League 2025/26. Esta será a sexta participação do clube na maior competição de clubes do mundo (2005/06, 2008/09, 2011/12, 2016/17, 2021/22 e 2025/26). Na última edição que disputou, o Submarino Amarelo chegou às semifinais deixando Juventus e Bayern pelo caminho.

Ayoze Pérez marcou 22 gols na última temporada pelo Villarreal | Foto: UEFA
Ayoze Pérez marcou 22 gols na última temporada pelo Villarreal | Foto: UEFA

Marcelino García Toral é quem comanda a equipe e tem a missão de classificar os espanhóis ao mata-mata. Para a temporada 2025/26, o Submarino Amarelo acertou as chegadas de Mikautadze, Renato Veiga, Santiago Mouriño e Buchana, que se juntam a Ayoze Pérez, principal destaque da equipe, além de Dani Parejo. Por outro lado, os espanhóis perderam Baena, Yéremi Pino e Thierno Barry.

Caminho do Villarreal na Fase de Liga: Tottenham, Juventus, Manchester City, Pafos, Borussia Dortmund, Copenhagen, Ajax, Bayer Leverkusen.

Compartilhe:

Veja também: