Fruta colhida direto do pomar, passeio a cavalo, trilhas, boa gastronomia e quartos confortáveis. Tudo isso em meio à uma experiência com a natureza unida à rotina agropecuária. Essa é a preferência de 74% das pessoas que buscam o turismo rural.
Os dados são da última pesquisa sobre Demanda do Turismo Rural divulgada pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Sprint Dados e a Rede Turismo Rural Consciente.
O estudo ainda apontou que 60% dos participantes preferem as trilhas. Destaque para lista apresentada com mais de 40 atividades disponíveis no meio rural.
Com demanda crescente, as oportunidades para pequenos empreendedores rurais ficam evidentes. Momento propício para ampliar os negócios, associando o agroturismo às atividades da propriedade.
Vivências que permitem conhecer lugares e suas histórias, fauna e flora, cultivos e criações, além dos processos produtivos da propriedade.
De acordo com o MTur, turismo rural ou agroturismo é o conjunto das atividades turísticas desenvolvidas no meio rural.
Abrangente, são inúmeras as atividades que podem ser exercidas, em sua maioria, comprometidas com a produção agropecuária e agregando valor aos produtos e serviços feitos na propriedade.
Na vanguarda
O Sítio São João, em Caçapava, no Vale do Paraíba (SP), conhecido na região pela produção de cana-de-açúcar, cachaças puras, envelhecidas e uma variedade de licores, já passa por adequações para expandir os negócios e receber entusiastas do agroturismo.
A pequena propriedade é administrada pelo casal Jô Rocha e João Carlos Silva que recebem o eficaz auxílio do filho, João Paulo Rocha Silva.
Recentemente Jô Rocha finalizou o curso de turismo rural e, com o apoio e ajuda da família, planeja impulsionar a atividade no sítio, a partir dos aprendizados.
“Eu não sabia que eu já fornecia o turismo rural quando vinham parentes, amigos ou vinham conhecer a propriedade, buscar minha cachaça. Quando eu mostrava uma determinada árvore, um determinado pássaro, uma determinada fruta, eu já estava exercendo”, afirmou a produtora rural.
De olho no futuro, mas sempre em busca de conhecimento, a pequena empreendedora rural anseia que, em breve, seus visitantes possam ter a experiência completa, passando por cada etapa do seu dia a dia rural.
“Eu estou só engatinhando, eu ainda tenho que aprender muito. Mas algumas coisas eu já tenho em mente. Eu gostaria que as pessoas tivessem uma vivência maior, que pudessem ver a cana sendo cortada, moída, fermentada… Esse é o plano”, disse Jô Rocha.
Entre no mercado
De acordo com o Sebrae, para empreender no turismo rural é importante adaptar as ações para o objetivo e a realidade do produtor. Trabalhar com o que já tem é uma das dicas da instituição. Confira o passo a passo criado pelo Sebrae para quem, assim como a Jô Rocha, quer começar a investir no mercado de turismo rural.
- Ter vontade: não tem como investir em agroturismo se você não gostar da área rural de verdade.
- Ser um bom anfitrião: faça os seus clientes sentirem-se realmente em casa. É compreender quem são os seus clientes, suas necessidades e expectativas, para poder atendê-los da melhor maneira.
- Atrativos da região: além das coisas que estão dentro da sua propriedade, o que mais existe na sua região e pode servir de atrativo para os seus clientes?
- Faça o planejamento: se o seu interesse é realmente ganhar dinheiro com turismo rural, não dá para pular a parte do planejamento. Nenhum negócio consegue sobreviver muito tempo sem planejar.
- Espaço para turismo rural: saiba que, primeiramente, será necessário definir o que você realmente tem de interessante para oferecer aos seus clientes. Quais são as áreas da sua fazenda que poderão ser utilizadas para isso?
- Requisitos técnicos: antes de você começar a colocar qualquer dinheiro para mexer na estrutura da sua fazenda, é fundamental que você conheça as exigências técnicas do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur).
- Serviços: o que oferecer em sua fazenda para os turistas? Quem está pretendendo começar agora no turismo rural, poderá sentir dificuldades em definir as atividades que irá oferecer no local, mas, a verdade é que dá para proporcionar muitas coisas agradáveis e consolidar o seu negócio no mercado.
- Consciência ambiental: tudo precisa ser feito com responsabilidade ecológica, com respeito e amor à natureza. Não existe turismo rural sem esse tipo de cuidado.
- Invista na divulgação: Uma das melhores formas de conseguir clientes para quem vai investir no turismo rural é por meio do marketing em sua região, bem como do marketing digital.
Além disso, a instituição também disponibilizou um e-book que mostra formas de como lucrar com o turismo rural.