A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) e o Serviço de Bem Estar à Comunidade (SEBEC) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) divulgaram nesta semana o edital de isenção de pagamento do preço público referente à inscrição do Vestibular UEL 2026, que será realizado nos dias 26 e 27 de outubro.
Os candidatos poderão solicitar a isenção pelo Número de Identificação Social (NIS) até às 17h do dia 11 de junho. Posteriormente, demais candidatos poderão solicitar descontos na inscrição por meio de Análise Socioeconômica, realizada pelo Sebec, no período de 9 de junho a 23 de junho. Nas duas modalidades, têm direito à isenção os estudantes que frequentaram o Ensino Fundamental e o Ensino Médio completo na rede pública de ensino, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou que foram bolsistas da rede privada de ensino, com bolsa integral.
Para participar dessa avaliação, o estudante deverá preencher o formulário eletrônico disponibilizado no portal da Cops. Os interessados deverão enviar os documentos exigidos pela Internet, no formato JPG, PDF ou PNG.
ISENÇÃO COM NIS – Para estudantes que possuem o NIS, atribuído pelo Cadastro Único (CadÚnico) atualizado, será concedida a isenção de 100% no valor da inscrição. O candidato deverá ser membro de família de baixa renda, atendendo aos requisitos para programas sociais do Governo Federal, conforme Decreto Federal nº 6.135/2007.
No novo portal do Vestibular UEL, administrado pela Cops, o estudante encontra a relação de documentos para requerer a isenção do preço público do Vestibular UEL 2026, publicada na Instrução de Serviço Conjunta Sebec/Cops/Proaf 001/2025.
O pedido de isenção do pagamento deverá ser feito mediante requerimento que pode ser acessado no site da Cops e no portal do Vestibular. No documento, o candidato deverá apresentar o número do cadastro e os dados pessoais, conforme descrito no edital. O período de solicitação da isenção pelo NIS é a partir das 17h do dia 5 de maio, até às 17h do dia 11 de junho.
O resultado de pedidos indeferidos e deferidos será divulgado às 17h do dia 13 de junho. Já o período de pedido de recurso para solicitações indeferidas, fica aberto das 17h do dia 13 de junho até as 17h do dia 15 de junho.
No dia 17 de junho, serão divulgados o resultado do recurso e o Edital final da seleção para isenção pelo NIS. A Cops ressalta que, após o resultado final, os candidatos contemplados com a isenção deverão obrigatoriamente realizar o processo de inscrição no Vestibular UEL 2026, entre os dias 1º de julho a 14 de agosto.
ISENÇÃO POR ANÁLISE – A Cops abre no dia 9 de junho a seleção para estudantes interessados em participar do processo de análise socioeconômica, que será coordenado pelo Serviço de Bem-estar à Comunidade (Sebec) da UEL. Os candidatos podem demonstrar interesse no processo até 23 de junho de 2025, por meio de preenchimento de formulário. O documento estará disponível no portal do Sebec e da Cops.
De acordo com as normas do edital, os candidatos poderão receber desconto integral, de 30% e 50% do preço público da inscrição. O benefício será concedido de acordo com a renda per capta da família. O resultado final da seleção será divulgado em 1º de agosto, nos portais da Cops e do Sebec. Após este período os candidatos poderão se inscrever no Vestibular da UEL e garantir o desconto, até dia 14 de agosto.
Cronograma Vestibular UEL 2026:
Isenção pelo NIS/CadÚnico – 5 de maio a 11 de junho
Isenção por análise socioeconômica – 9 a 23 de junho
Inscrições – 1º de julho e 14 de agosto
Provas de Habilidades Específicas (PHE) – 14 de setembro
Prova de Conhecimentos Gerais e Prova de Redação – 26 de outubro
Prova de Conhecimentos Específicos – 27 de outubro