Espaços de informática, tele e radiojornalismo receberam investimentos para modernização de infraestrutura e equipamentos
Publicado: 05/09/2025, 14:59

Departamento recebeu investimentos em modernização para espaços didáticos. –
Um grande investimento institucional para modernizar os laboratórios do curso de Jornalismo: informática, tele e radiojornalismo. Na quarta-feira (03), foram inauguradas as reformas dos espaços revitalizados, um conjunto de investimentos que contemplou troca do piso, exaustão e climatização, isolamento acústico, mobiliário planejado, mudança do layout do Departamento de Jornalismo, pintura e aquisição de 20 computadores.
“É um reconhecimento, por parte da gestão, do ótimo trabalho desenvolvido pelos professores, agentes e estudantes de Jornalismo nessas áreas e ao mesmo tempo uma comemoração dos 40 anos do curso”, enfatiza Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG. Além do mobiliário, também foram realizadas adequações que fazem parte das obras de acessibilidade, financiadas pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti): substituição de pisos, instalação de exaustão/climatização, pintura, redimensionamento de ambientes para contemplar a acessibilidade, adaptação de banheiros, e substituição da porta de entrada do departamento por porta em alumínio com barra antipânico. O Departamento recebe ainda 20 computadores, que fazem parte de um projeto de modernização tecnológica dos espaços didáticos de toda a Universidade. “Essas reformas permitem melhores atividades de ensino, pesquisa e extensão; novos produtos jornalísticos; acessibilidade a todos – algo que é muito importante para nós -; e uma ‘lufada de ar fresco’ na formação dos nossos alunos”, complementa o vice-reitor, Ivo Mottin Demiate.
A acadêmica Juliana Emelly Ferreira, que está no terceiro ano do curso de Jornalismo, conta que se sente honrada por fazer parte deste momento. “Estar aqui durante o aniversário de 40 anos do curso é especial, porque me faz sentir integrante de uma história construída por tantas gerações. É gratificante participar dessa fase de crescimento e modernização, sabendo que também estou colaborando para esse legado”, comemora. “Além da questão estética, as melhorias trouxeram mais praticidade e facilidade para o dia a dia. Isso impacta diretamente não só nas disciplinas, mas também nos projetos de extensão, que ganham mais dinamismo e qualidade”.
“A reforma dos laboratórios de Rádio e Telejornalismo representa ganho nas condições de ensino e aprendizagem para o curso”, avalia o chefe do Departamento de Jornalismo, professor Rafael Schoenherr. A troca da acústica no laboratório de Rádio permite, ainda, a produção de materiais audiovisuais em formato de podcast – algo que não era possível com os espaços anteriores. “Conseguimos aproveitar a troca da acústica para gerar cenários mais compatíveis com o mundo profissional do jornalismo, em que o rádio também gera imagens e transmissões em vídeo”, explica o professor. “Estamos trabalhando para que as produções audiovisuais de estudantes possam contribuir com a TVE-UEPG. As obras ajudam nesse processo, também”.
O mobiliário dos estúdios de telejornalismo do curso e da TV Educativa foi adquirido pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Fauepg), em um investimento de mais de R$105 mil. São três estúdios nos Campi Oficinas, Uvaranas e Centro, projetados pela Coordenadoria de Comunicação, que vão trabalhar de forma integrada para a produção e transmissão de materiais audiovisuais. “A Fauepg tem em sua missão apoiar os projetos importantes em nossa Universidade”, destaca o presidente da Fundação, Sinvaldo Baglie. “Assim, esses espaços do curso de Jornalismo precisavam de investimentos há tempo e pudemos contribuir com a renovação dos laboratórios de prática jornalística, bem como a integração com a TVE. O reflexo é uma modernização dos espaços que atenderá professores e acadêmicos no ensino, na extensão e na pós-graduação”.
Confira imagens:
GALERIA DE FOTOS
Com informações de: Universidade Estadual de Ponta Grossa.