Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

UEPG realiza promoção de carreira para 415 servidores

Em agosto de 2025, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou a maior promoção de carreira de sua história, beneficiando 415 agentes universitários das carreiras Profissional, Execução e Apoio. A folha de pagamento está aprovada pela Secretaria da Administração e da Previdência (Seap) e pela Secretaria da Fazenda (Sefa) do Paraná e os créditos em folha estão previstos para 29 de agosto.

“A UEPG se preocupa em melhorar a carreira de todos os seus servidores”, enfatiza o reitor, professor Miguel Sanches Neto. “É uma quantidade muito grande de agentes universitários que tiveram ascensão graças a um trabalho conjunto da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e de cada um e cada uma dos nossos servidores e das nossas servidoras”.

Para avançar de uma classe para outra, o agente universitário deve atender a três requisitos: estar há pelo menos dois anos na classe atual, ter uma avaliação de desempenho satisfatória nos últimos dois anos e cumprir uma carga horária mínima de capacitação em cursos relacionados ao cargo e à área de atuação. Nesse sentido, o reitor destaca a criação da Universidade Corporativa, uma plataforma que disponibiliza cursos criados especificamente para atender às demandas dos servidores da UEPG. “A Universidade Corporativa fornece os cursos gratuitamente, online, para que o agente universitário faça no seu momento de folga, porque além da ascensão na carreira, melhora a qualificação e a prestação de serviços desses servidores para comunidade interna e externa”.

Dos servidores que conquistaram promoção na carreira, 95% participaram de cursos oferecidos pela Universidade Corporativa. A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Eliane Rauski, explica que a plataforma foi criada pensando nas demandas dos servidores e do serviço, com trilhas de aprendizagem específicas para cada carreira. “Nossos servidores da carreira técnica de apoio, execução e profissional podem fazer cursos específicos para a promoção e, ao mesmo tempo, aprender conteúdos da prática diária dos serviços na UEPG”, reitera. Todo esse processo entrou em vigor a partir a implantação da lei da carreira técnica, em agosto de 2023, para que os servidores pudessem se preparar para os pedidos de promoção. “Isto reforça nosso discurso de que a Progesp é a Pró-reitoria dos servidores. Tenho muito orgulho da minha equipe, que é muito comprometida e atenciosa com todos e não mediu esforços para que todo este processo fosse executado em tempo recorde”, comemora.

GALERIA DE FOTOS

“A equipe da Progesp tem feito um belo trabalho, com cuidado para que o pagamento sempre ocorra da melhor maneira e na data correta. Na nossa gestão, nunca houve nenhum contratempo”, parabeniza o professor Ivo Mottin Demiate, vice-reitor da UEPG. Outra iniciativa que contribuiu para o alto número de aprovações das promoções de carreira foi o projeto Progesp Itinerante, que acontece desde junho de 2023 e leva os atendimentos da pró-reitoria aos setores e órgãos da Universidade, para que servidores não precisem se deslocar até o bloco da Reitoria para tirar dúvidas e realizar atendimentos. Já aconteceram 24 edições do projeto, com mais de 500 atendimentos.

Como relata o diretor de Cargos e Remunerações, Joel de Oliveira Correia Junior, a UEPG foi a primeira instituição de ensino superior do Paraná a concluir a aprovação de sua folha, em agosto, mesmo com a implantação de 415 promoções. “Esse resultado reflete o comprometimento técnico, o esforço conjunto e a dedicação da equipe da Progesp, reafirmando o compromisso institucional com a eficiência, a valorização do servidor e a transparência na gestão pública”.

A agente de apoio Isabel Cristina Vidal trabalha há 28 anos na UEPG. Para receber a promoção neste mês, Isabel foi uma das servidoras que recebeu contato individualizado da Progesp, via assistente social e psicóloga organizacional. “Foi necessário, né? Porque a gente é leigo com essas questões de lei, então tem que procurar ajuda”. Depois de fazer os cursos na plataforma e cumprir todos os requisitos, ela teve o avanço na carreira.

“Eu trabalhei em tudo que é lugar aqui na Universidade, não tem lugar que eu não conheço”, sorri. Há três anos, ela é a responsável pela limpeza e conservação dos laboratórios da Engenharia de Alimentos. “Tem horas que tá cheio de aluno. O tempo inteiro, os alunos chegando: ‘Bel, onde que tem isso? Onde que tá aquilo?’”, conta. Acostumada com outros equipamentos, como as panelas e fornos do Restaurante Universitário, onde trabalhou antes de ir para a Engenharia, Isabel teve que se acostumar à linguagem dos laboratórios. “Às vezes tenho que dizer: ‘me fala como é o material, que pelo nome não sei”, brinca. “Sou uma pessoa muito feliz porque tenho tudo que eu preciso. Eu tenho o marido que me ajuda, minha família, tenho meu serviço… Agora é tudo de boa”.

Com informações: Assessoria de Imprensa. 


Compartilhe:

Veja também: