Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

um ícone que celebra o sabor da agricultura

Muita gente ama pizza. Mas já parou para pensar que cada pedaço de pizza carrega uma cadeia produtiva agrícola cheia de história? Hoje, quinta-feira (10), é o Dia da Pizza e, com isso, por trás de cada ingrediente há agricultores fazendo a conexão entre o campo e a cidade. 

João Machado, produtor de tomate, no Paraná. Foto: Divulgação | Canal Rural

No Paraná, por exemplo, o produtor rural João Machado cultiva mais de três alqueires de tomate. Parte da produção é convencional, mas foi no cultivo orgânico que ele enxergou a oportunidade de crescer. Com apoio técnico especializado do Sebrae/PR , conquistou a certificação da lavoura e abriu novos caminhos no mercado.

“A certificação de orgânico foi muito importante para mim, porque agrega valor ao nosso trabalho”, diz Machado. Ele integra uma nova geração de agricultores que investem em qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade.

  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp

Do pasto ao forno: o leite vira queijo

E o queijo? Sem ele, nenhuma pizza seria completa. Em Sete Barras, interior de São Paulo, Pedro Paulo Assef Delgado, da fazenda Santa Helena, iniciou em 1997 a criação de búfalas e, consequentemente, a produção de queijos tempos depois.

“A gente trabalha com o próprio leite. O leite nasce no curral e não na queijaria. De um leite bom, você faz um queijo bom, mas de um leite ruim, você não faz um queijo bom”, afirma Delgado, que uniu forças com os filhos — hoje parceiros no setor, inovando e agregando valor à produção leiteira.

Heloísa de Fátima da Silva Campos, produtora rural. Foto: Divulgação | Canal Rural

Uma das produtoras rurais que garante alho e cebola de qualidade para os estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Curitiba, vem de Congonhinhas, no Paraná: Heloísa de Fátima da Silva Campos.

Há anos, ela e o marido atuam como agricultores e trabalham com cultivos diversificados, respeitando o tempo da terra e apostando em práticas sustentáveis. “Para nós, ajudar a manter e a plantar com sustentabilidade é muito importante para os meus filhos e para a geração futura.”

Pizza como conexão entre o campo e a cidade

A pizza é um prato que reúne pessoas. Mas também é resultado de um esforço coletivo de milhares de famílias do campo.

E para quem pensa em entrar neste segmento de pizzarias, e se tornar um empreendedor, Helena Andrade,  analista de negócios do Sebrae/SP explica que é um setor competitivo.

“É necessário fazer uma pesquisa de mercado – para entender as necessidades do público-alvo -, analisar a concorrência na região – onde se pretende abrir a empresa e, fazer um plano de negócios, [estes itens] trazem maior segurança e minimiza os riscos de insucesso da operação.” 

Por isso, celebrar o Dia da Pizza também é valorizar a agricultura familiar, pequenos produtores rurais, agroindústrias, transportadoras, distribuidoras, empreendedores e pizzaiolos. Afinal, o sabor que chega à sua mesa começou bem longe — com alguém que planta, colhe e transforma.

Compartilhe:

Veja também: