O Paraná possui uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo: Itaipu. Mas o estado não pode ser mais lembrado apenas pelo enorme potencial energético vindo a partir da água. Cada vez mais, a geração de energia solar em solo paranaense ganha destaque nacional. A geração se une com pesquisa e com desenvolvimento de soluções para que este tipo de recurso seja ainda mais aproveitado, em um caminho de sustentabilidade e eficiência energética.
Nesta série especial, a jornalista Joyce Carvalho conta mais sobre o atual cenário da geração de energia solar no Paraná, a importância dos financiamentos neste sentido, o potencial do Estado, soluções já desenvolvidas pela indústria paranaense e pesquisas que podem fomentar ainda mais esta fonte de energia.
Confira:
Paraná como destaque na geração de energia solar
Financiamentos e incentivos mudam o panorama da energia solar no Paraná
Solução curitibana permite independência: um gargalo a ser vencido no uso da energia solar
Pesquisas paranaenses buscam eficiência e sustentabilidade da energia solar
Os entrevistados para esta série de reportagens foram fontes da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), NHS Soluções em Energia, Parque Tecnológico de Itaipu e Usina de Itaipu.
As canções que ajudam a lembrar a importância do sol e de sua energia foram: Here Comes The Sun (The Beatles), O Sol (Vitor Kley), Estrada do Sol (Tom Jobim, na voz de Gal Costa) e O Segundo Sol (Nando Reis, na voz de Cássia Eller).