Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Umidade do ar abaixo de 12% deixa estados com clima de deserto; veja até quando

A massa de ar seco que predomina sobre o Centro-Oeste do país tende a se agravar durante esta semana, de acordo com a Climatempo. Tal cenário leva a umidade relativa do ar (URA) a níveis de emergência, ou seja, abaixo de 12%, especialmente durante as tardes, quando a temperatura sobe.

Para se ter ideia, no deserto do Saara, o maior do mundo, localizado na África, esse índice costuma variar entre 14% e 20%.

Com isso, o oeste do Triângulo Mineiro, o sul e oeste de Goiás e a faixa leste de Mato Grosso são as áreas mais atingidas, conforme o mapa abaixo:

umidade relativa do arumidade relativa do ar
Foto: Climatempo

Em outras diversas áreas de Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal, os valores de umidade devem permanecer em limiares de alerta, variando entre 12% e 20%, durante as horas mais quentes.

Esse padrão de ar muito seco também se estende a grande parte do estado de São Paulo, incluindo a Região Metropolitana da capital, e a áreas do estado de Minas Gerais.

Segundo a Climatempo, esse padrão de tempo seco deve persistir até pelo menos o final desta semana, mantendo os índices de umidade do ar em patamares críticos em grande parte do interior do país.

Vale lembrar que a ausência de chuva, combinada com o sol forte e o aquecimento progressivo, tende a agravar os impactos à saúde, aumentar o risco de incêndios florestais e gerar dificuldades para a agricultura e para o abastecimento de água em algumas localidades.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

Compartilhe:

Veja também: