Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Usuários do transporte metropolitano podem comprar e utilizar passagens com o Google Wallet

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná anuncia uma novidade tecnológica que promete tornar a mobilidade mais prática e acessível para os usuários do transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba. Agora é possível comprar e utilizar passagens de ônibus diretamente pelo celular, por meio da Carteira do Google (Google Wallet), com pagamento via Pix. A medida já está valendo.

Autorizada pela Amep, a iniciativa, inédita no Brasil para o transporte por ônibus, resulta da integração entre a Carteira do Google, o Google Maps e a operadora de bilhetagem Metrocard. A novidade está disponível para os ônibus que circulam nas cidades da Região Metropolitana em conexão com a Capital, simplificando o dia a dia de milhares de passageiros.

O diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, destaca a relevância da medida. “Cada vez mais é necessário facilitar e incentivar o acesso ao transporte coletivo. Para isso, toda tecnologia possível em favor das pessoas que utilizam o serviço deve ser aplicada”, afirmou Santos. Com a nova funcionalidade, o passageiro pode acessar o aplicativo do Google Maps, planejar o trajeto, comprar a passagem e armazenar o bilhete em formato de QR Code diretamente na Carteira do Google, sem a necessidade de aplicativos adicionais, cartões ou bilhetes físicos.

A funcionalidade está disponível para usuários de smartphones Android e busca incentivar o uso da bilhetagem digital, reduzindo filas, agilizando o embarque e promovendo uma experiência mais ágil no transporte coletivo metropolitano. Segundo Ayrton Amaral Filho, CEO da Metrocard, essa novidade veio para facilitar a vida de quem usa transporte coletivo da Região Metropolitana. “A integração com a Carteira Google é mais um passo para oferecer praticidade, inovação e liberdade de escolha para nossos clientes”, completou.

Para usar a nova funcionalidade, basta:

1 – Abrir o Google Maps e pesquisar o trajeto desejado

2 – Selecionar a aba de “Transporte público”

3 – Escolher a rota de ônibus na RMC

4 – Optar por “Use seu smartphone para pagar a viagem”

5 – Realizar o pagamento via Pix ou cartão de crédito

6 – Salvar o QR Code na Carteira do Google

7 – Utilizar o QR Code no embarque

CARTEIRA DO GOOGLE – Com a Carteira do Google, os usuários podem pagar por aproximação em todos os lugares em que o Google Pay é aceito. Além disso, eles também podem guardar cartões de fidelidade, embarcar em voos e muito mais, tudo isso usando apenas um smartphone Android. Em outros países já era possível adquirir bilhetes do transporte coletivo, agora, o Paraná também recebe a tecnologia.

Compartilhe:

Veja também: