O conto de fadas de Valentin Vacherot terminou com final feliz na China. O monegasco levou a melhor no duelo contra o primo Arthur Rinderknech por 2 sets a 1 (4/6, 6/3 e 6/3) e faturou o título do Masters 1000 de Xangai, o primeiro da carreira do tenista de 26 anos que chegou ao torneio sequer sem uma vaga garantida para disputar o quali.
Primeiro tenista do Principado de Mônaco a faturar título da ATP, Vacherot se tornou o atleta com ranking mais baixo a faturar um Masters 1000.
Ele chegou à China na 204ª colocação na ATP, e deixará o país como 40º.
A campanha mágica de Vacherot passou pelo feito de deixar pelo caminho na semifinal Novak Djokovic, dono de 24 títulos de Grand Slams.
Na decisão, o reencontro familiar: ficou frente a frente com o primo Arthur Rinderknech, que despachou Daniil Medvedev.
Aos 26 anos, Vacherot chegou ao torneio como ‘alternate’ e sem vaga sequer para disputar o qualificatório em Xangai, assumindo a condição após nada menos do que nove desistências para despachar o norte-americano Nishesh Basavareddy e o canadense Liam Draxl.
Com a vaga garantida na chave principal em Xangai, Vacherot voltou a surpreender para deixar pelo caminho outros favoritos como Alexander Bublik, Holger Rune e depois Novak Djokovic.