
A previsão do tempo para as principais áreas produtoras de soja do país indica boas condições de umidade no Sul, em São Paulo e no sul de Minas Gerais, enquanto a situação segue irregular no Centro-Oeste e em áreas do Matopiba.
- Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱
De acordo com o mapa de umidade do solo, o cenário é favorável no Sul, mas ainda há deficiência hídrica em partes de Mato Grosso, Goiás e do Matopiba, onde a chuva tem ocorrido de forma localizada.
Nos próximos cinco dias, a tendência é de chuvas entre 30 e 50 milímetros em áreas de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e no sul da Bahia, o que deve melhorar gradualmente a umidade do solo nessas
Primavera do Leste (MT)
Em Primavera do Leste (MT), uma das regiões importantes na produção de soja, as chuvas voltaram a se intensificar. No acumulado dos últimos 30 dias, os volumes já superam 200 milímetros, sinalizando o retorno do período chuvoso agrícola, com expectativa de acúmulos semanais de cerca de 50 mm daqui em diante.
13 a 17 de novembro
Entre os dias 13 e 17 de novembro, as chuvas devem persistir sobre o Centro-Oeste e Sudeste, mas sem grande avanço para o Matopiba.
Na região de Unaí (MG), no noroeste do estado, a previsão indica 30 a 40 mm de chuva acumulada nos próximos dias, com tempo firme entre 11 e 15 de novembro. As precipitações devem retornar na virada da quinzena, levando o acumulado mensal de 200 a 250 mm.
O que esperar?
Para o último período do mês, a tendência é de chuvas mais abrangentes, com avanço das precipitações sobre o Matopiba e norte de Minas Gerais. Os acumulados podem ultrapassar 80 mm em cinco dias, indicando que os produtores da região devem começar a receber chuvas mais volumosas na segunda metade de novembro.


