Nascido no Rio de Janeiro, mas radicado na Rússia, Valter Walker volta a lutar em casa neste sábado (11) — e com um recado tão curioso quanto ambicioso: depois do combate contra Mohammed Usman, ele quer ser retirado do ranking do peso-pesado. A luta, marcada para o card preliminar do UFC Rio, aparece como um capítulo fundamental na trajetória do jovem de 27 anos.
Em conversa franca com a reportagem da ESPN, Walker falou sobre a emoção de estar de volta ao Brasil, a rotina de preparação na Rússia e o plano de carreira que desenhou para si mesmo — um plano que pede calma onde outros pedem pressa.
“Claro que estava com saudades do Brasil, minha mulher até falou isso. Espero ganhar bem essa luta, depois em dezembro ganhar outra e passar o ano-novo aqui. Está sendo muito especial para mim estar aqui, fiquei quatro anos sem vir. Estão até falando que estou com sotaque de russo. Eu amo o Rio de Janeiro. Ontem fui na Rocinha. Um sonho que está sendo realizado. Eu fui até correr na praia para os receptores e músculos dos pés trabalharem melhores.”
Irmão de Johnny Walker, também lutador do UFC, o atleta deixou claro que, apesar do carinho, veio ao Rio com uma missão — e que a família ficará em segundo plano até ele cumprir isso dentro do octógono. “Vim para trabalhar, não para ficar me divertindo… Meu foco é ganhar, e depois o que eles quiserem.”
Confiante em mais uma vitória e com planos de lutar novamente já no mês de dezembro, Valter tem uma visão um pouco diferente da maioria.
“Na verdade eu não queria nem estar no ranking, eu sou muito novo ainda, tenho 27 anos. O que espero é que depois dessa luta me tirem do ranking, não me subam não. Quer que eu lute em dezembro? Eu luto, mas com alguém que não esteja no ranking. Estarei pronto para lutar com qualquer um, desde que abaixo do ranking. Faço planos para chegar ao cinturão com 31, 32 anos.”
Na sequência, ele explicou o porquê: a necessidade de mais lutas e mais aprendizado antes de pular degraus que, na visão dele, poderiam atrapalhar o desenvolvimento. “Minha última luta acabou em 54 segundos. Eu não aprendi nada, eu não senti aquela luta. Eu preciso lutar mais, para me tornar um cara melhor. Eu tenho um plano. Não sei se são os mesmos planos do UFC, mas é o que eu penso para mim.”
‘É o que me trouxe até o topo’
Nas lutas de Valter Walker, tem chamado muita atenção a forma como ele tem nocauteado seus rivais, com uma chave de calcanhar que é praticamente “fatal”. Com três vitórias já com essa arma, o atleta não teme ficar marcado como alguém que só tem um golpe, e não apenas espera repetí-lo neste sábado, mas como em várias outras oportunidades.
“Esse golpe é do Toquinho (Rousimar Palhares). Quando eu era novo, eu assistia ele fazendo esse golpe. Ele é o rei do pé, mas é um golpe que faço bem, me dediquei muito. Como deu certo duas vezes, deu confiança para fazer outras. E os adversários sabem que vou dar esse golpe, então eu seguro, não vou para quebrar. Mas na minha cabeça sei que se eu quisesse quebrar o pé deles, eu quebrava. No peso pesado não sabem defender direito, geralmente todos têm joelho f***, pé f***. É a posição que me trouxe até o topo. Eu gostaria de ser conhecido por esse golpe, mas sem tirar o mérito do Toquinho. Consegui três vezes seguidas, mas se depender de mim, busco o tetra, penta, e hexa usando ele.”
Programação UFC Rio
Card principal – início às 20h (de Brasília)
-
Peso-leve (até 70,3 Kg): Charles “do Bronx” Oliveira x Mateusz Gamrot
-
Peso-galo (até 61,2 Kg): Deiveson Figueiredo x Montel Jackson
-
Peso meio-médio (até 77,1 Kg): Vicente Luque x Joel Álvarez
-
Peso-pesado (até 120,2 Kg): Jhonata Diniz x Mario Pinto
-
Peso-pena (até 65,7 Kg): Ricardo Ramos x Kaan Ofli
-
Peso-pena (até 65,7 Kg): Lucas Almeida x Michael Aswell
Card preliminar – início às 17h (de Brasília)
-
Peso-mosca (até 56,7 Kg): Jafel Filho x Clayton Carpenter
-
Peso-pesado (até 120,2 Kg): Vitor Petrino x Thomas Petersen
-
Peso-galo (até 61,2 Kg): Bia Mesquita x Irina Alekseeva
-
Peso-mosca (até 56,7 Kg): Lucas Rocha x Stewart Nicoll
-
Peso-pesado (até 120,2 Kg): Valter Walker x Mohammed Usman
-
Peso-palha (até 52,1 Kg): Julia Polastri x Karolina Kowalkiewicz
-
Peso-galo (até 61,2 Kg): Luan Lacerda x Saimon Oliveira