Após a “reestreia” na temporada no último fim de semana em compromisso pelo Brasileirão, o Vasco vira a chave e encara o Independiente del Valle, nesta terça-feira (15), em Quito, pelos playoffs da CONMEBOL Sul-Americana. O retrospecto como visitante dos brasileiros diante dos equatorianos mostra que a missão cruzmaltina não será das mais tranquilas.
Além da altitude de 2.850 metros de Quito, que por si só já é um obstáculo, o Negriazul só perdeu três dos 12 jogos que disputou contra brasileiros na condição de mandante em torneios da Conmebol – ainda com três empates. Apenas dois clubes conseguiram a façanha de deixar do Equador com uma vitória.
Por ter um estádio mais acanhado, com capacidade para apenas 12.000 torcedores, o Del Valle já jogou em diferentes palcos no Equador desde a sua estreia no cenário internacional, na Sul-Americana de 2013. Além de Quito, Guayaquil, que fica a 432 quilômetros da capital, também recebeu os jogos do time.
O primeiro duelo contra um brasileiro aconteceu um ano depois, na fase de grupos da CONMEBOL Libertadores. Em Sangolquí, cidade a 25 minutos de distância de Quito, o Del Valle venceu o Botafogo por 2 a 1. Dois anos depois, a vítima foi o Atlético-MG, derrotado por 3 a 2, no mesmo estágio da competição.
A primeira derrota aconteceu somente em 2021, no seu sexto jogo do Del Valle contra brasileiros na história. Também pela fase de grupos da Libertadores, o Palmeiras venceu por 1 a 0, com gol de pênalti de Raphael Veiga, no tradicional Estádio Casa Blanca, que pertence à LDU.
Eliminados na fase de grupos da Libertadores, os equatorianos foram para a Sul-Americana no mesmo ano. E voltaram a perder em casa. Nas oitavas da competição, o Red Bull Bragantino, que terminou vice, venceu por 2 a 0. A partida foi disputada em Guayaquil, na casa do Barcelona-EQU.
Depois da inédita sequência de derrotas no Equador, o Del Valle só voltou a ter um revés como mandante em 2024. E novamente para o Palmeiras. Jogando no seu atual estádio, os equatorianos sofreram virada por 3 a 2, após abrirem 2 a 0 no primeiro tempo. Este também é o duelo mais recente do clube contra brasileiros.
Arquirrival do Vasco, o Flamengo é o brasileiro com pior desempenho fora de casa contra o Del Valle. Em três jogos, o Rubro-Negro perdeu duas vezes – incluindo um goleada por 5 a 0 – e empatou uma. Corinthians e Galo vêm logo atrás, com uma derrota e um empate.
No lado do Cruzmaltino, o clube conquistou um dos maiores títulos de sua história no Equador, que foi a Libertadores de 1998, sobre o Barcelona-EQU, e tem um bom retrospecto jogando no país: são duas vitórias e uma derrota, para a LDU, em 2018, na Sul-Americana. Os cariocas também vão estrear em duelos contra o Del Valle – e sem o camisa 10 Philippe Coutinho, que foi preservado da viagem.
Veja o retrospecto do Del Valle contra brasileiros no Equador:
-
Del Valle 2 x 3 Palmeiras – Libertadores de 2024 – fase de grupos
-
Del Valle 3 x 0 Corinthians – Libertadores de 2023 – fase de grupos
-
Del Valle 1 x 0 Flamengo – CONMEBOL Recopa de 2023 – final
-
Del Valle 3 x 0 América-MG – Libertadores de 2022 – fase de grupos
-
Del Valle 1 x 1 Atlético-MG – Libertadores de 2022 – fase de grupos
-
Del Valle 0 x 2 Red Bull Bragantino – Sul-Americana de 2021 – oitavas
-
Del Valle 0 x 1 Palmeiras – Libertadores de 2021 – fase de grupos
-
Del Valle 5 x 0 Flamengo – Libertadores de 2020 – fase de grupos
-
Del Valle 2 x 2 Flamengo – CONMEBOL Recopa de 2020 – final
-
Del Valle 2 x 2 Corinthians – Sul-Americana de 2019 – semifinal
-
Del Valle 3 x 2 Atlético-MG – Libertadores de 2016 – fase de grupos
-
Del Valle 2 x 1 Botafogo – Libertadores de 2014 – fase de grupos