A partir desta semana, diferentes regiões brasileiras encerram o vazio sanitário e iniciam o período de semeadura de soja para a safra 2025/2026, conforme estabelecido pela Portaria nº 1.271 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A medida visa controlar a ferrugem asiática, doença que pode comprometer a produtividade da cultura.
- Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱
Em São Paulo, a Região III, que abrange o Centro-Oeste e o Oeste paulista, encerra o vazio sanitário nesta segunda-feira (15), permitindo o início da semeadura a partir de 16 de setembro. O presidente da Aprosoja São Paulo, Andrey Rodrigues, comentou sobre as expectativas da safra e ressaltou a importância de cautela por parte dos produtores, avaliando condições, prognósticos de clima e previsões para cada região.
“Esta safra será desafiadora, com custos elevados e preços futuros baixos. Toda a preparação em sustentabilidade, manejo de solos e culturas de inverno foi realizada, mas não podemos repetir erros de safras anteriores. Desejamos que os produtores colham bons frutos e consigam continuar firmes na sua atividade”, afirmou Rodrigues.
Fim do vazio sanitário em MS, PA e BA
Além de São Paulo, no estado da Bahia, Região II, o vazio sanitário terminou em 14 de setembro, permitindo o início da semeadura a partir de hoje, 15 de setembro. Já em Mato Grosso do Sul, o período vai até 15 de setembro, com plantio autorizado a partir de 16 de setembro e previsão de término em 31 de dezembro de 2025.
Por fim, no Pará, Região I, o vazio sanitário também se encerra em 15 de setembro, com início da semeadura em 16 de setembro e término previsto para 14 de janeiro de 2026.
Confira o calendário completo.