Palmeiras e Flamengo vão se reencontrar no jogo que vale o título da América. Pela segunda vez na história, os dois clubes duelam na final da CONMEBOL Libertadores. Na primeira decisão, em 2021, o Verdão levou a melhor, com vitória por 2 a 1 na prorrogação. Agora, em Lima, no Peru, as equipes voltam a se enfrentar, decidindo também o primeiro brasileiro tetracampeão da competição.
Ao longo da história, Palmeiras e Flamengo se enfrentaram 114 vezes, somando todas as competições, e o equilíbrio marca o confronto. São 40 vitórias para cada lado e 34 empates. Se houver um vencedor em Lima, contando tempo regulamentar e prorrogação, o time leva a liderança no duelo e o título para casa. O lado rubro-negro foi o que mais marcou gols, com uma leve vantagem de 172 a 169 do rival.
CLIQUE AQUI E ENTRE NO CANAL DO PALMEIRAS DA TNT SPORTS NO WHATSAPP!
Em finais, são cinco encontros, em diferentes torneios. O Palmeiras levou a melhor na Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo de 1942, quando o Verdão conquistou o título em vitória por 3 a 0. O título mais recente do time paulista contra os rubro-negros foi na Supercopa do Brasil de 2023, quando a equipe de Abel Ferreira venceu por 4 a 3, em Brasília. Porém, o troféu mais importante foi a Libertadores de 2021, vencida no Uruguai, sobre o rival carioca.

O Flamengo tem dois títulos diante do adversário alviverde. O primeiro foi na Copa Mercosul de 1999, quando o Rubro-Negro venceu na ida por 4 a 3 e segurou o empate por 3 a 3 na volta, se sagrando campeão. O título mais recente do time carioca contra o rival foi na Supercopa de 2021, quando nos pênaltis, a equipe então comandada por Rogério Ceni levou o troféu.

CLIQUE AQUI E ENTRE NO CANAL DO FLAMENGO DA TNT SPORTS NO WHATSAPP!
As duas equipes travaram grandes duelos também pelos títulos do Brasileirão Betano. Em 2016, 2018, 2022 e 2023 o Palmeiras levou a melhor, enquanto o Flamengo faturou os campeonatos de 2019 e 2020. O último confronto de mata-mata entre as duas equipes foi nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2024, quando o Rubro-Negro eliminou o rival.
Neste ano, os times já se enfrentaram duas vezes, ambas pelo Brasileirão Betano. No primeiro turno, no Allianz Parque, o Flamengo venceu por 2 a 0, com gols de Arrascaeta e Ayrton Lucas, além de um pênalti defendido por Agustín Rossi. No Maracanã, o Rubro-Negro levou a melhor mais uma vez, por 3 a 2, com mais um gol do meia uruguaio, outro de Jorginho e um de Pedro, enquanto Vitor Roque e Gustavo Gómez descontaram para o Verdão.

Agora, os clubes travam aquele que pode ser o jogo mais importante do século para ambos. Do lado alviverde, vale a soberania e o doblete em finais diante do adversário. Para o Flamengo, está em jogo uma revanche histórica contra o rival que o derrotou em 2021. Em Lima, os dois vão medir forças para decidir quem será o primeiro brasileiro tetracampeão da América.


