Fortes ventos associados a um ciclone extratropical causaram interrupção no fornecimento de energia para mais de 143 mil residências e estabelecimentos em São Paulo e na Região Metropolitana nesta segunda-feira, 28. Os bairros das zonas sul, leste e oeste da cidade foram os mais afetados.
Na cidade de São Paulo, 95 mil imóveis enfrentaram falta de eletricidade. Em São Bernardo do Campo, a situação também foi crítica, quase 14 mil unidades impactadas pelo apagão, segundo a concessionária Enel Distribuição São Paulo.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Danos à rede elétrica e atuação da concessionária em São Paulo


As rajadas, que chegaram a 65 km/h, provocaram a queda de árvores e galhos em diversos pontos, danificando a rede elétrica. “A Enel Distribuição São Paulo informa que os fortes ventos, com rajadas acima de 60 km/h, que atingiram a área de concessão nesta segunda-feira, 28, provocaram quedas de árvores e galhos sobre a rede elétrica, danificando trechos da rede de distribuição em diversos pontos”, disse o comunicado. “As regiões mais atingidas foram sul, leste e oeste.”
Impacto no transporte aéreo
No Aeroporto de Congonhas, o impacto também foi expressivo: até as 16h, a administradora Aena confirmou o cancelamento de sete pousos e nove decolagens por causa das condições adversas do tempo.