Uma ação de fiscalização, realizada nesta quarta-feira (28) em Curitiba, resultou na apreensão de 20 adolescentes e a prisão de quatro pessoas. Eles foram flagrados entrando em ônibus do transporte coletivo sem pagar passagem, ou seja, são os chamados fura-catracas.
A iniciativa, na região do Portão, contou com equipes da Guarda Municipal e da Urbs – que gerencia o transporte coletivo da cidade. Os jovens foram levados para a Delegacia do Adolescente. Um dos adultos presos portava drogas.
Segundo o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, furar a catraca é considerado crime.
Parte dos fura-catracas é jovem. O problema acontece, com frequência, nas imediações de colégios de diferentes regiões da cidade. O secretário salienta que este perfil representa um desafio no combate à irregularidade.
Além das escolas, a situação também é verificada em algumas estações-tubo. O mesmo já não acontece em terminais, onde já existe uma vigilância maior.
A Secretaria de Defesa Social e Trânsito e a Urbs têm um mapeamento sobre a ação dos fura-catracas. O gestor da área de fiscalização da Urbs, Claudinei Moro, comenta o impacto desta ação no sistema de transporte.
Além das ações de fiscalização, a Urbs estuda métodos para tentar barrar a ação destas pessoas.
Quem flagrar uma ação de fura-catracas pode fazer denúncia pelo telefone 156, da Guarda Municipal.