Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Voo da Azul declara pan-pan por fumaça e pousa em Viracopos

Um voo comercial que partiu do Aeroporto Internacional de Curitiba, em São José dos Pinhais (PR), enfrentou uma situação de urgência ao se aproximar do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na noite da última segunda-feira, 4.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

O Embraer 195-E2, de matrícula PS-AEM, declarou pan-pan, um alerta que sinaliza necessidade de atenção especial. Contudo, o piloto da aeronave não indicou perigo imediato para passageiros ou tripulação.

Durante o procedimento, uma transmissão ao vivo do canal Golf Oscar Romeo no YouTube registrou imagens do momento (confira abaixo). Ele também transmitiu as comunicações entre a aeronave e a Torre Campinas.

YouTube videoYouTube video

A operação de prioridade envolveu a orientação para que outro avião arremetesse, conforme solicitação do controle de tráfego aéreo de São Paulo, que liberou a pista para o pouso do voo em situação de urgência.

Comunicação e procedimentos de segurança do voo

Detalhe da fita retrátil com a marca da companhia aérea Azul no Aeroporto Internacional BH Airport (CNF) em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil (23/1/2025)Detalhe da fita retrátil com a marca da companhia aérea Azul no Aeroporto Internacional BH Airport (CNF) em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil (23/1/2025)
Detalhe da fita retrátil com a marca da companhia aérea Azul no Aeroporto Internacional BH Airport (CNF) em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil (23/1/2025) | Foto: Shutterstock

Ao estabelecer contato com o controlador, o piloto se identificou como “Azul pan-pan 4031”. Conforme o protocolo, a torre solicitou detalhes sobre o número de ocupantes, autonomia do voo e presença de carga perigosa. O piloto respondeu que não havia carga perigosa, que o avião transportava 123 pessoas e que dispunha de autonomia de voo de 2 horas.

Depois do pouso, realizado sem intercorrências, o diálogo entre piloto e controlador revelou que a urgência foi motivada por um alerta de fumaça no porão traseiro do avião. Equipes de bombeiros, previamente posicionadas em razão da declaração de pan-pan, inspecionaram o compartimento assim que a aeronave parou. Eles não encontraram sinais de fumaça ou calor.

Leia também: “Empresas brasileiras se preparam para o pior”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 279 da Revista Oeste

Compartilhe:

Veja também: