João Fonseca está na terceira rodada de Wimbledon. O brasileiro levou a melhor em uma dura batalha e venceu quarta-feira (02) o norte-americano Jenson Brooksby, nº 101 da ATP, por 3 sets a 1 (6/4, 5/7, 6/2 e 6/4) em 3 horas e 13 minutos. A partida foi atração com transmissão ao vivo pelo Disney+.
Com a classificação, o brasileiro iguala a melhor campanha em Grand Slam após ter chegado à terceira fase de Roland Garros.
O adversário pela frente agora será o chileno Nicolas Jarry, n° 143, que despachou Learner Tien, dos Estados Unidos. Esse será o primeiro confronto entre os sul-americanos em torneios ATP.
A partida terá dia e horário confirmado pela organização em breve. A tendência é de que o confronto aconteça na sexta-feira (04).
Mesmo encarando um rival que já chegou a figurar como 33º no ranking da ATP, o brasileiro mostrou estar adaptado ao jogo na grama e dominou grande parte do confronto. O momento de alta do norte-americano aconteceu no 2º set, quando conseguiu quebrar o serviço de João Fonseca já no 11º game.
0:39
João Fonseca vence pontaço contra Brooksby e chama a torcida após salvar dois set points em Wimbledon
Tenista brasileiro venceu a primeira parcial por 6 a 4 contra o americano na 2ª rodada
Com a vitória, o brasileiro crava uma campanha de marcas importantes na grama londrina.
Além de se tornar o tenista sul-americano mais jovem a chegar à 3ª rodada de simples em Wimbledon na Era Aberta, o carioca também passa agora a ser mais jovem nesta fase desde Bernard Tomic, em 2011.
O Brasil não tinha um tenista nesta fase na chave masculina de simples em Wimbledon desde Thomaz Bellucci, em 2010. Naquela edição, o paulistano acabou superado justamente na 3ª rodada pelo sueco Robin Soderling, que ocupava o 6º lugar no ranking mundial.
Entre as mulheres, Beatriz Haddad Maia chegou às oitavas de final na chave feminina de simples em 2023.