Em meio a tensões na relação entre Brasil e Estados Unidos, diversos perfis nas redes sociais acusaram o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, de homenagear o país norte-americano com a projeção das cores das bandeira dos EUA na fachada do prédio da prefeitura.
Os ataques começaram no início da tarde deste sábado, 12, quando os perfis da Secretaria Municipal de Relações Internacionais e da prefeitura de São Paulo publicaram fotos da fachada iluminada com as cores da bandeira francesa.
“Durante essa semana, celebramos o 14 de julho, a Fête Nationale, data nacional da França, que marca a Queda da Bastilha em 1789, um dos momentos mais emblemáticos da Revolução Francesa e símbolo do nascimento da República”, diz a publicação feita no Instagram.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste”
De acordo com a publicação, a iluminação na fachada da prefeitura é uma homenagem ao povo francês e aos “laços históricos de amizade entre nossos países”.
“Além disso, a iluminação é também uma representação do Ano Cultural Brasil-França para fortalecer a relação bilateral, que celebrará seus 200 anos em 2025”, disse outro trecho da publicação. “Para celebrar ainda mais este dia, na próxima segunda-feira, o Theatro Municipal receberá uma comemoração organizada pelo Consulado da França.”
Perfis alinhados à esquerda atacaram “bolsonarismo”
Imediatamente, perfis associaram as cores projetadas na fachada à bandeira dos EUA e criticaram o suposto alinhamento do prefeito de São Paulo ao presidente norte-americano, Donald Trump, em relação à imposição da nova tarifa sobre as exportações brasileiras.
“Inacreditável! Ricardo Nunes manda projetar as cores dos Estados Unidos na faixada da prefeitura de São Paulo”, esceveu um perfil no X. “O bolsonarismo odeia o Brasil!”
“Na semana em que o Brasil sofreu o maior ataque à sua soberania, o prefeito da maior capital do país faz isso”, escreveu outro perfil no X.
“Enquanto não criminalizar o bolsonarismo como uma organização criminosa, o nosso país não terá normalidade”, disse outro perfil. “A extrema direita bolsonarista odeia o nosso país e nosso povo.”
Leia mais:
Todas as publicações foram adicionadas de uma nota da comunidade explicando que a iluminação é, na verdade, uma homenagem à França.
Mesmo depois da explicação, perfis ainda levantaram suspeitas pelo fato de a homenagem ter iniciado antes do dia 14 de julho.
Prefeitura voltou a postar iluminação com nova explicação
Depois da repercussão nas redes sociais, a prefeitura voltou a publicar o conteúdo, mas, desta vez com uma inscrição na foto indicando a homenagem à Franca.
A nova publicação consta nos perfis da prefeitura, da Secretaria Municipal de Relações Internacionais e do Consulado da França em São Paulo.