O X, rede social de Elon Musk, é o aplicativo mais baixado na categoria “notícias” da App Store em 127 países. O perfil Tesla Owners Silicon Valley divulgou o resultado alcançado na loja de aplicativos da Apple, neste domingo 3. Musk também compartilhou a publicação.
“O X é o aplicativo de notícias nº 1 em 127 países”, diz um trecho da publicação. “E o X está disponível em 188 países”.
O Brasil está entre os países em que o aplicativo aparece como o mais baixado na App Store, na categoria “notícias”.
Leia também: “A ‘democracia’ dos autoritários”, artigo de Uiliam Grizafis publicado na Edição 280 da Revista Oeste
” X agora é o aplicativo de notícias nº 1 no Brasil”, disse o perfil Tesla Owners Silicon Valley ao divulgar a informação. “Liderando nas categorias grátis e de Maior Arrecadação. Os gráficos da App Store não mentem.”
Ainda, de acordo com a publicação, “o X está assumindo o controle — globalmente”.
BREAKING: 𝕏 is now the #1 news app in Brazil. 🇧🇷
Leading in both Free and Top Grossing categories.
App Store charts don’t lie. 🥇X is taking over — globally.
pic.twitter.com/yJMX7hDytO— Tesla Owners Silicon Valley (@teslaownersSV) August 3, 2025
Uma consulta à App Store por volta das 12h30 desta segunda-feira, 4, mostra o X no topo da lista dos aplicativos mais baixados na categoria de “notícias”, no Brasil.
Atrás da rede social, aparecem as plataformas Reddit e Substack. O g1, site de notícias do Grupo Globo, está em 5º lugar, e o Google Notícias, em 7º.
Curiosamente, o aplicativo que publica notícias relacionadas ao Exército Brasileiro aparece na 8ª colocação.


X é amplamente usado por pessoas comuns para contrapor narrativas oficiais
Pessoas comuns vêm usando amplamente a rede social de Elon Musk como meio de expressão, já que não encontram espaço em outros lugares para questionar as narrativas oficiais de governos, instituições e autoridades.
O X também tem sido visto como símbolo de resistência no Brasil por denunciar pressões do Judiciário brasileiro para censurar perfis notadamente apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.