Lamine Yamal é oficialmente o novo camisa 10 do Barcelona. Aos 18 anos, o prodígio revelado em La Masía renovou contrato com o clube catalão até 2031 e agora carrega o número mais simbólico do clube, herdado de Ansu Fati e eternizado por ídolos como Lionel Messi, Ronaldinho e Maradona.
O Barça tratou o momento com pompa. Em publicação oficial, descreveu a imagem de Yamal ao lado do presidente Joan Laporta como “uma foto para a história”, celebrando a renovação com o jovem que já é tratado como peça-chave do presente e do futuro blaugrana.
“Quero vencer, me divertir e continuar crescendo. É um sonho ter chegado ao time principal. Estou ansioso para jogar no novo estádio com a camisa 10”, disse ele, para os canais oficiais do clube.
Pouco depois, em entrevista coletiva, Yamal reforçou a conexão com o clube, onde chegou ainda aos sete anos, e projetou novos objetivos com a camisa que carrega tanta responsabilidade.
“É um sonho meu desde pequeno. Minha família e eu estamos muito felizes. O Barça é minha vida, é minha casa. Para todas as crianças da La Masía, chegar ao time principal é um sonho, e estou realizando. Espero vencer, aproveitar e continuar vencendo porque sou jovem.”
Questionado sobre a responsabilidade de usar o número que já pertenceu a Messi, o jovem mostrou maturidade: “Messi fez o seu caminho, eu vou fazer o meu. Agora o número 10 vai de Ansu para Lamine”, disse, lembrando que o último que usou a camisa foi Ansu Fati, que foi para o Monaco.
Quando perguntado se sonha em deixar um legado como não apenas de Messi, mas também Ronaldinho e Maradona, outros 10 históricos do Barça, Yamal respondeu com reverência:
“Espero que sim. São três lendas do clube. Todo garoto sonha em ser como eles. Eu aceitaria tudo de cada um deles e sou grato pelo que deram ao clube.”
Por fim, o jovem respondeu a uma grande polêmica em que se envolveu nos últimos dias, quando, ao comemorar seu aniversário de 18 anos, ele supostamente teria contratado pessoas com nanismo “para participar de atividades de entretenimento.”
“Sou funcionário do Barça, mas quando estou longe do campo de treinamento, aproveito a vida.”
Outros trechos da coletiva de Lamine Yamal:
Como lida com as críticas?
“Sou indiferente a críticas e elogios, se não forem de pessoas da minha família. Tento aproveitar o futebol todos os dias, mostrar do que sou capaz, e é isso.”
Qual o próximo objetivo na carreira?
“Não ganhei a Champions League, então preciso ganhar. Continuar crescendo e, acima de tudo, curtindo. Quando curtimos, todos ficam mais felizes.”
Recado de Hansi Flick após assumir a camisa 10:
“Ele me disse para ir dormir cedo, que amanhã tem sessão dupla de treinos (risos). Meus companheiros me parabenizaram e sou grato a eles, porque sem eles, eu não estaria aqui.”