Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

YouTube suspende transmissão do Gilmarpalooza

A transmissão ao vivo do segundo dia do Fórum de Lisboa, evento organizado por Gilmar Mendes em Lisboa, conhecido como Gilmarpalooza, foi interrompida pelo YouTube nesta quinta-feira, 3, devido a múltiplas reivindicações de direitos autorais. A live era transmitida pelo canal do IDP, instituição que promove o fórum.

A plataforma informou que a suspensão é automática quando lives usam músicas protegidas por direitos autorais. “A suspensão visa proteger os direitos autorais, independentemente do canal”, explicou um porta-voz do YouTube ao portal Metrópoles.

+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste

A transmissão ao vivo foi interrompida um pouco antes da palestra do ex-secretário de Estado dos Estados Unidos e ex-diretor da CIA, Mike Pompeo. Fontes da organização informaram que havia uma cláusula no contrato de Pompeo que impedia a transmissão ao vivo de sua apresentação, realizada às 14h em Portugal (10h no Brasil).

Apesar disso, a interrupção do transmissão persistiu mesmo depois do término da palestra, e, então, o YouTube explicou a razão da suspensão.

YouTube explica que suspensão de live do Gilmarpalooza foi automática

Um porta-voz do YouTube esclareceu ao Metrópoles que a paralisação da live ocorreu automaticamente devido a várias reivindicações de direitos autorais relacionadas ao uso de obras musicais no canal IDP.

“Após análise, identificamos que a transmissão ao vivo do XIII Fórum de Lisboa, que acontecia no canal IDP, foi suspensa após receber dezenas de reivindicações de direitos autorais pelo uso de múltiplas obras musicais protegidas”, declarou o porta-voz.

Mensagem informava que a transmissão havia sido suspensa por violações de políticas da plataforma | Foto: Reprodução/YouTube

A plataforma de vídeos também explicou que o sistema Content ID realiza esse tipo de bloqueio automaticamente para proteger os detentores dos direitos autorais, independentemente do canal envolvido.

“A interrupção automática de uma transmissão com problemas de copyright é uma maneira de proteger direitos autorais da plataforma, independentemente de qual seja o canal fazendo a transmissão”, disse o YouTube. Por fim, recomendou aos criadores que utilizem músicas próprias ou livres de royalties, como as disponíveis na Biblioteca de Áudio do YouTube.

A organização do fórum ainda não se manifestou.

Compartilhe:

Veja também: