Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Zambelli deve pedir asilo político na Itália

Depois de ser detida em território italiano nesta terça-feira, 29, a deputada Carla Zambelli (PL-SP) decidiu requisitar asilo político ao governo da Itália. A informação foi divulgada pela CNN. Carla Zambeli permanece sob custódia em uma delegacia local, aguardando definição sobre os próximos procedimentos.

O pedido de asilo apresentado por Zambelli será analisado pelas autoridades italianas, com decisão baseada sobretudo em critérios políticos. A premiê Giorgia Meloni pode influenciar na avaliação, tornando essa alternativa plausível diante do contexto.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O processo de extradição foi formalmente iniciado em 11 de junho, quando o Ministério da Justiça e Segurança Pública recebeu a documentação encaminhada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Depois da análise do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, o pedido foi enviado ao Ministério das Relações Exteriores, responsável por remeter o caso à chancelaria italiana.

YouTube videoYouTube video

Trâmites diplomáticos e próximos passos do caso de Carla Zambelli

Com os trâmites diplomáticos já realizados, a decisão sobre os próximos passos fica sob responsabilidade das autoridades italianas. O caso deve ser encaminhado pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália ao Ministério da Justiça do país, que, por sua vez, submeterá o pedido ao tribunal competente, responsável por decidir sobre eventual prisão com fins de extradição.

Leia também: “Nada me ocorre sobre Alexandre de Moraes”, artigo de Flávio Gordon publicado na Edição 233 da Revista Oeste

Prisão de Zambelli

De acordo com informações fornecidas pelo advogado da parlamentar, Fábio Pagnozzi, em entrevista ao Oeste Sem Filtro, Zambelli se apresentou voluntariamente, e a prisão se deu de forma pacífica.

YouTube videoYouTube video

Segundo Pagnozzi, “a prisão ocorreu de forma pacífica. Ela forneceu um endereço. Os policiais foram até lá, ela teve tempo ainda de pegar seus medicamentos, pegar suas roupas”. O advogado reforçou que a deputada optou se apresentar por iniciativa própria, em busca de melhores condições pessoais e médicas, uma vez que sofre de fibromialgia e doença cardíaca.

Compartilhe:

Veja também: