Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Zelensky: ‘A Ucrânia não cederá território para a Rússia’

Volodimir Zelensky, presidente da Ucrânia, publicou um aviso nas redes sociais neste sábado, 9: “Não recompensaremos a Rússia pelo que ela perpetrou”.

A mensagem reafirma a posição de seu governo dias antes da reunião entre os presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Vladimir Putin, da Rússia, no Alasca — encontro marcado para a próxima quinta-feira, 14, para tratar da invasão russa ao território ucraniano.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Zelensky fez a postagem depois de Trump sugerir a possibilidade de “alguma troca de territórios para benefício de ambos” como forma de solucionar o impasse. O líder ucraniano não foi convidado para a cúpula no Alasca.

“O presidente Trump anunciou os preparativos para seu encontro com Putin no Alasca”, escreveu o ucraniano no X. “Muito longe desta guerra que assola nossa terra, contra nosso povo, e que, de qualquer forma, não pode terminar sem nós, sem a Ucrânia.”

Além disso, reforçou: “Os ucranianos não doarão suas terras ao ocupante”. De acordo com Zelensky, é a Constituição do país que determina as questões territoriais ucranianas.

Invasão russa à Ucrânia

No fim de outubro de 2022, Putin deu início à invasão russa ao território ucraniano. Desde então, a guerra entre os dois países se alonga, com milhares de mortes para ambos os lados. A Ucrânia enfrenta a Rússia com ajuda material dos EUA e da União Europeia, que, embora não enviem soldados, fornecem armas e munição.

Os russos possuem um dos três maiores orçamentos de defesa do planeta. Em volume de investimentos, eles praticamente empatam com os chineses e perdem apenas para os norte-americanos.


Compartilhe:

Veja também: