Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Zinho relata conversa com Runco sobre ‘caso De La Cruz’

Durante participação no Equipe F desta terça-feira (22), o comentarista e ex-jogador Zinho se manifestou sobre o vazamento da mensagem enviada pelo médico José Luiz Runco, chefe do departamento médico do Flamengo, em um grupo de WhatsApp com membros ligados à política do clube. O conteúdo, que tratava da condição clínica do meia Nicolás De La Cruz, escancarou uma crise interna e expôs o uruguaio de forma pública — algo que, segundo o tetracampeão mundial, gerou grande desconforto entre os jogadores e pode trazer impactos sérios ao ambiente rubro-negro.

Zinho revelou que conversou diretamente com Runco após o episódio, ressaltou o respeito e a confiança que tem no médico, com quem foi operado durante sua carreira, mas disse que o próprio reconheceu o erro de ter feito a observação em um grupo com outras pessoas.

“Conversei com o doutor Runco, foi o único médico que me operou. A única cirurgia que fiz na minha carreira foi com ele, um sucesso total. Altíssima qualidade, só ver o que ele fez na seleção, com o Rivaldo, o Ronaldo Fenômeno. Um cara muito sério, correto, mas que infelizmente entrou nesse negócio de grupo”, iniciou.

Segundo o comentarista, o médico confirmou que teve uma conversa com outro médico dentro de um grupo chamado “Fla-Barra”, que inclui também ex-presidentes e outros nomes da política do clube. O conteúdo, segundo ele, não era direcionado ao público, mas acabou vazando.

“O que ele me passou é que foi uma conversa com um médico dentro do grupo. Não é que só tenha médico no grupo, mas ele estava nesse momento num diálogo com um médico e alguém desse grupo vazou essa conversa. Ele reconhece que foi ingênuo, porque era uma conversa de médicos. Ele está buscando saber quem foi a pessoa que vazou até para tomar as medidas. Ele reconhece que foi num grupo, não foi só com um cara que estava ali, que leu aquilo. Estou relatando que ele mesmo reconhece que podia não ter mandado ali.”

Após isso, Zinho, demonstrou maior preocupação com os reflexos que a situação pode causar na carreira de De La Cruz e no ambiente interno do Flamengo: “O outro lado é o jogador, que está sendo exposto. Isso sai e agora como fica a carreira, o tratamento, a situação de querer voltar? O Saúl Ñíguez está chegando para fazer essa função… Fala-se muito que é para o lugar do Gerson, mas o De La Cruz também poderia fazer essa função. Pelo que entendi ele já foi contratado com um problema, já existia esse problema, e aí ele lesiona o outro joelho no Flamengo. Não é bom, não é legal, e agora é saber, e eu confio muito na capacidade, na qualidade do Dr. Runco, que errou de ter exposto isso.”

A mensagem vazada

A mensagem vazada de Runco apontava que De La Cruz teria lesões crônicas e irreversíveis em ambos os joelhos. O uruguaio foi contratado no fim de 2023, ainda sob outra gestão, por cerca de R$ 80 milhões.

“Prezado João. Boa tarde. Vou tentar passar a situação do De La Cruz. Jogador comprado em outra gestão, sem a menor condição, pois apresenta uma lesão crônica e irreparável no joelho direito, e uma lesão também no joelho esquerdo. Como somos bípedes, temos dificuldades de equilíbrio e equilíbrio muscular se algum membro já estiver afetado. Estamos tentando fazer o possível para que ele possa participar, mas é muito complicado. E, quanto a venda, só se houver algum clube que tenha interesse por outro motivo e não para jogar futebol competitivo. Atenciosamente”, disse o texto, revelado pelo “ge” nesta terça-feira (22), e acessado pelo ESPN.com.br.

Os líderes do elenco se incomodaram bastante com a exposição do caso de De La Cruz a pessoas de fora do ambiente do futebol do clube. A primeira reação foi de questionar a veracidade da mensagem, mas, após o vazamento desta terça, a situação se agravou.

O meia Giorgian De Arrascaeta logo publicou foto ao lado do compatriota em sua conta no Instagram. “Se trata de cuidar dos nossos. Simples assim”, publicou o uruguaio em imagem com o companheiro.

Próximos jogos do Flamengo:

Compartilhe:

Veja também: