A triste parada cardiorrespiratória do zagueiro Izquierdo, do Nacional-URU, afetou ao time do São Paulo. Em entrevista coletiva depois do triunfo sobre o Vitória, o técnico Luís Zubeldía falou sobre o caso.
O treinador argentino admitiu o abatimento com a situação por se tratar de um problema grave de saúde ocorrido com outro atleta, sensibilizando o elenco tricolor.
“Realmente, nosso grupo é muito sensível a situações (como essa). Claro, a situação traz essa sensibilidade e te golpeia, porque esse jogador é muito jovem. E é um de nós, pode acontecer com qualquer um de nós ou qualquer um do nosso entorno. Aconteceu muito perto de nós. E esse grupo, com a sensibilidade que tem, ficou muito baqueado”, afirmou.
O caso mais difícil é o de Michel Araújo. Compatriota do jovem defensor, o meio-campista deixou o gramado do Morumbis abatido, chegando a chorar no caminho do vestiário.
“Com o Michel ainda há mais sentimentos, porque é uruguaio, porque também é muito próximo do Nacional. E porque era uma pessoa que vimos de perto, estava jogando e agora vive uma situação delicada. Segue internado. Nós ficamos baqueados, os jogadores ainda mais, porque são pares. E a família deve estar muito mal, é impossível não sentir uma tristeza, uma angústia sobre o caso”, afirmou.
“Estão os profissionais em cima do caso, eu espero que tudo saia bem. Quando acabou a partida, Michel ficou sentindo muito. A melhor maneira de homenageá-lo é rendendo tributos dentro do futebol, porque para nós é algo importante e para Izquierdo também. Agora, é só esperar algo que não controlamos, que é sua recuperação. Nossa solidariedade a toda família. Com alguns jogadores é algo muito mais delicado, como foi com o Michel”, finalizou.
O que aconteceu com Izquierdo
Izquierdo passou mal e cambaleou antes de cair desacordado, sozinho, no centro do gramado na reta final do jogo entre Nacional e São Paulo pelas oitavas da CONMEBOL Libertadores, na última quinta, no Morumbis.
A ambulância entrou em campo e imediatamente levou o jogador para o Hospital Albert Einstein.
Posteriormente, o Albert Einstein informou que o zagueiro teve uma parada cardíaca na ambulância, sendo reanimado com uso de desfibrilador.
No mesmo dia em que o defensor foi internado, Alejandro Balbi, presidente do Nacional, negou que o jogador tivesse histórico de doenças cardíacas.
”Foi o que o Einstein nos perguntou quando chegamos com ele. Os exames do atleta sempre foram normais e ele nunca havia tido nenhum episódio cardíaco ou qualquer outro episódio”, afirmou.
Carreira de Juan Izquierdo
Nascido em Montevidéu, Izquierdo começou sua carreira jogando pelo pequeno Cerro, da capital uruguaia, em 2018.
Nos anos seguintes, passou por Peñarol, Montevideo Wanderers e Atlético San Luis antes de chegar ao Nacional, em 2022, para sua primeira passagem pelo clube.
Em sua 1ª temporada pelo Bolso, o zagueiro ajudou o gigante a conquistar o Campeonato Uruguaio, naquele que foi também seu 1º título como atleta profissional.
Na temporada seguinte, Izquierdo foi para o Liverpool, também do Uruguai, e teve passagem de enorme destaque, ganhando o Uruguaio e a Supercopa do Uruguai.
Com isso, ele despertou novamente a atenção do Nacional, que voltou a contratá-lo em 2024, com o jogador sendo titular absoluto da defesa.
Nesta temporada, ele fez 24 partidas e marcou um gol pelo time.