Na quarta derrota consecutiva como mandante na Série A do Campeonato Brasileiro, o Athletico perdeu para o Juventude, por 2 a 1, neste domingo (18), na Ligga Arena. Este resultado fez o rubro-negro descer do oitavo para o nono lugar na classificação, com 29 pontos em 21 jogos.
Jogador mais velho a marcar gol em toda a história do Brasileirão, Nenê, de 43 anos, fez 1 a 0 para o time de Caxias do Sul, Nikão empatou e Yan Souto selou a vitória da equipe que subiu para o 11º lugar, com 28 pontos em 22 partidas.
Foram do Athletico, que voltou a poupar a maioria dos titulares, as primeiras chances, ambas com Nikão: de voleio, chutou para fora; de cabeça, fez a bola bater na trave. Mas o visitante fez o primeiro gol, aos 29 minutos: Gamarra, zagueiro atleticano, não conseguiu interceptar a bola perto da área, Erick Farias aproveitou e tocou para Nenê, que empurrou para as redes.
O Athetico voltou ao ataque. João Cruz chutou forte e o goleiro Gabriel Vasconcellos espalmou. Aos 38, João Cruz apareceu de novo com o passe para Nikão, que avançou da direita para o miolo, mandou uma bomba de fora da área e acertou o canto direito de Gabriel: 1 a 1.
Foi atleticana a primeira investida do segundo tempo: Bruno Zapelli arriscou de fora da área e Gabriel espalmou. No lance seguinte, na outra área, Edson Carioca recebeu na grande área e chutou para fora.
Mas aos 21 o Juventude decidiu: Marcelinho cobrou falta pelo lado direito, Yan Souto cabeceou e a bola passou pelo goleiro Léo Linck, que acusou dores e saiu chorando de campo. Mycael assumiu a vaga de Léo Linck e evitou um gol de Ronnie Carrilho, que disparou uma bomba.
Nos acréscimos, aos 50, Gabriel Vasconcellos evitou o empate após um chute de Kaíque Rocha.
Com a volta dos principais titulares, como o zagueiro Thiago Heleno e o volante Fernandinho, o Athletico vai jogar o Belgrano na próxima quinta-feira (22), às 19h, em Córdoba, na Argentina. A equipe do técnico Martin Varini tem a vantagem do empate para avançar para as quartas-de-final da Copa Sul-Americana.