Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Último partido anti-regime chinês em Hong Kong encerra atividades

A Liga dos Social-Democratas (LSD), último partido que fazia oposição pública ao Partido Comunista Chinês (PCCh) em Hong Kong, anunciou sua dissolução por causa da “imensa pressão política” do regime chinês.

A LSD anunciou o fim das suas atividades cerca de cinco anos depois da imposição da Lei de Segurança Nacional por Pequim. Fundada em 2006, a Liga é o terceiro partido a se desfazer em dois anos.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Durante coletiva de imprensa, no domingo 29, a presidente do partido, Chan Po-ying, chorou e lamentou a decisão. Para Chan, a democracia não chegará em um futuro próximo.

“Avançar não é nada fácil”, afirmou. “Espero que todos possam se tornar como uma brasa, uma faísca voadora – ainda trazendo luz, mantendo essa chama viva, por menor que seja.”

“Passamos por dificuldades por causa de disputas internas e a prisão de quase todos os membros de nossa liderança”, completou Chan. “Enquanto isso testemunhamos a erosão da sociedade civil, o desaparecimento do ativismo, a onipresença de barreiras e a repressão draconiana à dissidência.”

YouTube videoYouTube video

O partido atuava politicamente no campo da esquerda

De esquerda e considerada radical dentro do movimento pró-democracia, a LSD defendia bandeiras como o sufrágio universal, políticas sociais e uma reforma no sistema previdenciário.

A Liga ficou conhecida pelo uso de táticas violentas de confrontação. Os membros do partido defendiam a resistência não violenta, mas o estatudo da Liga previa a possibilidade de confrontos físicos.

Leia também: “‘Todos nós somos admiradores do regime chinês’, diz Gilmar Mendes, em sessão no STF”

Leung Kwok-hung, co-fundador do partido e esposo de Chan, foi membro fundador da Liga Marxista Revolucionária e ficou conhecido pela organização de protestos e pelas alusões a Che Guevara. Em 2004, Leung conseguiu se eleger para o Conselho Legislativo. Ele presidiu a LSD de 2012 a 2016.

A Liga chegou a eleger três legisladores. Leung Kwok-hung foi o que ficou mais tempo no cargo. Ele teve o mandato cassado pela forma como prestou juramento ao tomar posse, em 2017.

No ano passado, a Justiça condenou Leung a quase sete anos por participar de uma eleição primária não oficial sob a lei de segurança chinesa na ex-colônia britânica.

Leia mais

Compartilhe:

Veja também: